ALMS terá Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos
De acordo com dados apresentados nesta quarta-feira (25/10) pela Solurb - Soluções Ambientais, hoje 76% da população de Campo Grande é atendida na porta de suas residências pela coleta seletiva, e a cada dez casas, uma está realizando o recolhimento adequado. Coordenado pela Escola do Legislativo Ramez Tebet em parceria com a Solurb, o Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos começa a ser desenvolvido na Assembleia Legislativa na próxima sexta-feira (27/10).
Durante o mês de outubro foram realizados encontros com os chefes de gabinete, os funcionários da Prime Clean Service, que é a empresa licitada e que presta serviços de limpeza na Casa de Leis, e com secretários e gerentes esclarecendo dúvidas sobre o funcionamento do programa. “A ideia é que o servidor recicle não apenas aqui, mas também em seus domicílios e que sejam multiplicadores neste processo”, explicou a coordenadora da Escola, Cheila Vendarami.
A finalidade do programa é coletar os resíduos sólidos e encaminhar para a usina de lixo, no bairro Dom Antônio Barbosa, onde são 120 ex-catadores que dependem da reciclagem para sobreviver. “De que forma os servidores irão auxiliar no processo da coleta? Praticando. Não sendo só consciente e sim de fato compreender todo o processo, porque nosso objetivo é, além de ajudar o meio ambiente, praticar também a solidariedade, colaborando com quem trabalha com a reciclagem”, afirmou Cheila.
Para a educadora ambiental, Mara Calvis, é de suma importância a participação do Parlamento. “Antes de cobrar do cidadão, o órgão público tem que dar o exemplo. Quando o Legislativo adere à causa, ele irá agir como exemplo e assim ser multiplicador. Porque multiplicador é aquele que faz. Nossa maior missão é sensibilizar as pessoas para a coleta seletiva e desta forma termos uma responsabilidade compartilhada”, esclareceu a educadora.
Tempo de decomposição - Plástico e metal mais de 100 anos; vidro e borracha mais de um milhão de anos e chiclete cinco anos.
Vantagens da reciclagem - diminuir a quantidade de lixo, reutilizar os objetos no dia a dia, como por exemplo escrever nos dois lados da folha de papel, usar embalagens retornáveis e usar embalagens descartáveis para outros fins; reciclar é um bom começo de coleta seletiva, porque preserva o meio ambiente, aumentando a vida útil do aterro sanitário e economiza recursos naturais, porque todo o lixo reciclado volta à cadeia produtiva, gerando renda aos catadores que são agentes ambientais.
Serviço - Acesse o site da Solurb e verifique os bairros atendidos e ainda consulte os dias de coleta seletiva em seu bairro. Lembre-se: não coloque lixo orgânico misturado com o material reciclável. Você também pode ligar no 0800-647-1005 e esclarecer suas dívidas com a Solurb.
Locução: Nivaldo Mota e Ricardo Ortiz / Edição: David Ribas / Técnica: Flávio Cunha e Carol Assis
Fonte: Agência ALMS