Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Logo Rádio ALEMS

Mato Grosso do Sul poderá ter o Dia Estadual do Imigrante Italiano


A deputada Mara Caseiro (PSDB) apresentou na sessão plenária da quarta-feira (21/2), o Projeto de Lei (PL) 17/2018, que dispõe sobre a instituição do Dia Estadual do Imigrante Italiano, a ser comemorado anualmente comemorado no dia 21 de fevereiro.

Na justificativa do PL a parlamentar esclarece que a homenagem abre espaço, no calendário do Estado para o justo tributo que cada cidadão deve render ao imigrante estrangeiro e em particular ao imigrante italiano.

“O objetivo do presente projeto é prestar a devida homenagem ao imigrante italiano que, vindo de terras tão distantes, aqui se instalou e se fez gente nossa. Contribuindo com seu trabalho engajou-se nas nossas lutas, proliferou-se, fez prosperar cidades inteiras, construiu escolas, igrejas, restaurantes, hospitais e cultivou a terra”, afirmou Mara.

Agora a proposta segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) para depois ser apreciada em plenário pelos parlamentares.

História - A primeira grande expedição em massa que inaugura de fato a epopéia de imigrantes italianos para o Brasil ocorreu no Espírito Santo no ano de 1874, capitaneados pelo empreendedor italiano, Pietro Tabacchi, conforme o Decreto Imperial  5.295 de 31 de maio de 1872. Por este instrumento, Tabacchi se comprometia a introduzir 700 imigrantes italianos e tiroleses na fazenda Monte das Palmas, (hoje município de Aracruz), em terras a ele concedidas, empreendimento que o mesmo denominou de Colônia Nova Trento, em homenagem à cidade de seu nascimento.

Locução: Nivaldo Mota e Ricardo Ortiz / Técnica: Carol Assis e Flávio Cunha.

Fonte: Agência AL MS

Download
Equipe Rádio Assembleia em 22/02/2018 11:10:00