Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Logo Rádio ALEMS

Para TRE, projeto desperta censo crítico e engajamento político dos jovens


Na manhã desta segunda-feira (19/3), foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) os deputados estudantes eleitos na 6ª edição do Parlamento Jovem. Da carteira escolar para uma cadeira no Legislativo, 24 titulares e 24 suplentes poderão atuar em defesa da comunidade durante dois mandatos (2018/2019).

O projeto é coordenado pela Escola do Legislativo Ramez Tebet, em parceria com o TRE e secretarias de Educação. A eleição aconteceu no dia 18 de outubro do ano passado e mobilizou cerca de 6.000 alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Os deputados estudantes receberam capacitação e, agora, experimentarão a vivência de um parlamentar.

“Diplomar-se significa graduar-se. A participação neste projeto possibilitará uma efetiva atuação política para atender a comunidade e levar à Casa Legislativa as demandas da sociedade. Dessa forma, em seus mandatos estarão exercitando continuamente a consciência política e a liderança cidadã. A juventude é transformadora. Estamos presenciando o nascedouro de uma pequena semente, que resultará num despertar do censo crítico e engajamento político dos jovens, para o fortalecimento de uma sociedade mais participativa e com cidadãos plenos”, destacou a presidente do TRE, desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, durante a solenidade de diplomação.

O presidente Junior Mochi (PMDB) ressaltou a importância da experiência para a vida de cada jovem. “Aqueles que já passaram pelo projeto o avaliaram positivamente. São relatos que demonstram a contribuição significativa para a vida pessoal e de conhecimento intelectual. A participação, quando membros do Legislativo, influencia sobre todo o processo da vida institucional e sobre a natureza de suas decisões”, destacou Mochi. Ainda na tarde de hoje, os deputados estudantes, serão empossados na Assembleia Legislativa.

Posse - No período da tarde, no Plenário Deputado Júlio Maia, foi realizada a solenidade de posse dos 24 deputados estudantes, que fizeram o juramento e foram declarados empossados para exercer o mandato no período de 19 de março de 2018 a 19 de março de 2020.

O 2º secretário do Legislativo, deputado Amarildo Cruz (PT), disse ser um momento de empolgação pela necessidade do projeto e pelo momento que o país passa. “Na atual conjuntura política e social ter jovens participando desta proposta é essencial. Meu desejo é que nestes dois anos não falte nenhum apoio da Casa de Leis e que vocês tenham garra e determinação para construir políticas que possam ajudar ainda mais nosso Estado, porque a participação é essencial para ter voz”, afirmou.

Cruz ainda explicou aos jovens parlamentares que para ter transformação, é necessário lembrar que temos uma história, e todos os fatores que contribuíram para chegarmos até aqui. “Entender todo esse processo é vital e primordial para desempenhar o papel de deputado estudante”, complementou o parlamentar.

“É com muito entusiasmo e orgulho que falo, representando meus colegas, neste mês que comemoramos o Dia Internacional da Mulher e sofremos com tantas desigualdades. Vamos honrar nossos direitos como cidadãos. Somos jovens, mas somos o fôlego que Mato Grosso do Sul precisa, e estamos aqui com força, garra e determinação e vamos lutar por aqueles que precisam de esperança, e vamos fazer a diferença”, registrou a deputada estudante, Natállia Braga, que falou em nome de todos os empossados.

Para a coordenadora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Cheila Vendrami, a participação dos jovens na politica é essencial. “O projeto possibilita o exercício da cidadania e favorece aos deputados estudantes possam contribuir na construção do bem estar da sociedade. Tenho certeza que estes dois anos vão modificar positivamente a vida de cada um de vocês”, avaliou a coordenadora.

Já o juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), Abrão Razuk, falou do milagre da vida. “Sinto felicidade em ver o atual presidente da Assembleia e o do Parlamento Jovem juntos.É o encontro do presente e do futuro, o jovem traz energia e vida. Este projeto é oportuno por despertar no jovem o interesse pela política”, declarou Razuk.

E encerrando os discursos o presidente do Parlamento Jovem, Vinícius Serra de Lima Moraes fez os agradecimentos a todos que ajudaram no processo e aos presentes na cerimônia de posse. “Quero agradecer aos meus pais, aos colegas do Colégio Militar e dedicar minha posse ao meu avó Adelmo, que é inspiração para estar aqui. O Poder Legislativo nos permite que façamos parte da história deste Estado e temos possiblidade de realizar mudanças e quero pedir que todos nós tenhamos consciência do nosso compromisso nestes dois próximos anos, que sejamos responsáveis”, ressaltou o presidente.

Participaram também da cerimônia os deputados Junior Mochi e Lidio Lopes (PEN), o desembargador Geraldo de Almeida Santiago, o secretário- adjunto de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semade), Ricardo Senna e a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes Ortelhado.

Empossados - Além dos deputados estudantes já citados, tomaram posse: Claézio Aquilis Gauno, como vice-presidente; Petrick Alexandre Quintana Santos, ao cargo de 1º secretário; e Jéssica Cristina Ilário da Silva, para a 2ª Secretaria. E ainda os deputados Ana Carolina Santos de Oliveira, Carlos Anastácio de Souza, Daniel Garcia Amaral, Eduarda Louyse Oliveira Azambuja, Ellen Karina L. Marques, Everton Lucas Z. dos Santos, Gabriel Martins Tancredi, Gabriel Patrick Vogado Franco, Guilherme Santana, Gustavo Andrade Rodrigues, Gustavo Henrique S. Augusto, João Matheus Ferreira Jacobina, Julia Victor Rodrigues, Leonardo Galhardo Ortiz, Lorena Izabel Canato Marques, Luiz Gustavo Pulido, Matheus Vinicius O. Salomão, Samuel Lopes Trevisan e Willian Verão Campos.

Locução: Karine Cortês e Ricardo Ortiz / Técnica: Carol Assis e Flávio Cunha.
 

Fonte: Agência AL MS

Download
Equipe Rádio Assembleia em 20/03/2018 10:47:00