Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Logo Rádio ALEMS

Deputados defendem fiscais da Vigilância e PL aumenta segurança aos profissionais


Os profissionais fiscais da Vigilância Sanitária pediram apoio dos deputados estaduais para interlocução junto ao Governo do Estado para a transferência da categoria do quadro de remuneração de servidores públicos da Tabela A para Tabela C, possibilitando a incorporação da produtividade de 20% ao salário base. Em discurso na tribuna nesta quarta-feira (28/3), Dr. Paulo Siufi (PMDB) foi o primeiro a defendê-los.

“Eles não estão pedindo o impossível. Ainda colocaram a possibilidade de ser um aumento gradual em cinco anos para atingir 100%  dessa incorporação. São 24 profissionais para atender o Estado inteiro. Eles me procuraram e sei da importância deles, mas só elogios não enchem o bolso. Para abrir hospitais e clínicas precisa da fiscalização deles. Imagina se parassem? Nada seria inaugurado. Então peço que o Governo adéque a categoria a esse grupo”, disse Siufi.

O deputado Amarildo Cruz (PT) concordou. “Eu defendo um Estado forte e isso não é possível sem política de valorização do servidor, principalmente de uma categoria com tão pouca gente para atender todo um estado e, com todo respeito, não devem dar conta de tanta demanda que deve ter. Ou seja, já demonstra que tem um serviço comprometido pelo Governo. Imagino o acúmulo, é como carregar um piano nas costas. Hoje eles estão aqui fazendo um apelo por uma tabela para ter perspectiva de carreira”, reforçou.

Enelvo Felini (PSDB) se colocou à disposição do grupo. “Meu gabinete está de portas abertas. Vamos receber uma comissão, sentir as necessidades e levar ao Governo. Independentemente de partido, eles não podem parar o serviço e deixar obras sem inaugurar, pois vemos a importância da entrega à população, gerando emprego e renda. Eu que fui prefeito sei que não tem obra mais cara do que a obra parada. Vamos ao governador resolver”, ressaltou.

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Professor Rinaldo (PSDB), exemplificou falando do Hospital do Trauma de Campo Grande, inaugurado este mês após 21 anos parado. “Sabendo que somos uma cidade das que mais tem acidentes, que enchem os leitos e não entregar uma obra dessa não dá. Quero dizer que o Governo tem se empenhado pela Saúde e também quero me colocar à disposição de vocês para encontrarmos o melhor caminho”, finalizou.

Projeto de Lei

O deputado Dr. Paulo Siufi ainda aproveitou para apresentar um Projeto de Lei (PL), que obriga que as empresas de Mato Grosso do Sul que confeccionem carimbos, que somente os façam às pessoas que comprovarem o exercício profissional que estará no objeto ou mediante procuração assinada. As informações sobre os carimbos entregues deverão estar em um livro de protocolo, que permita saber a data de solicitação do carimbo, o nome do solicitante, os documentos apresentados para comprovação profissional, data de entrega do carimbo e assinatura e identificação do recebedor. Confira o projeto na íntegra pelo Sistema Legislativo clicando aqui. A proposta segue para análise da Comissão de Constitutição, Justiça e Redação.

Locução: Nivaldo Mota e Ricardo Ortiz / Técnica: Carol Assis e Flávio Cunha.

Fonte: Agência AL MS

Download
Equipe Rádio Assembleia em 02/04/2018 10:44:00