Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Logo Rádio ALEMS

Herculano Borges critica descriminalização das drogas


O deputado estadual Herculano Borges (SD) subiu à tribuna para questionar as iniciativas que militam favoravelmente pela descriminalização das drogas no Brasil. Segundo o parlamentar, mudar a legislação e liberar a produção e o consumo, não contribuiria para a resolução dos inúmeros problemas decorrentes do uso e tráfico de drogas.

Em seu discurso durante sessão ordinária desta quinta-feira (26), Herculano Borges citou a exibição do filme Cortina de Fumaça, que trata da relação do ser humano com as drogas psicoativas, no dia de hoje, às 19h, no Museu da Imagem e do Som. “Questionei a Secretaria de Estado de Cultura sobre a liberação da exibição de um filme que incentiva o contato com a droga e me responderam que o Museu é um espaço democrático. Portanto, como aqui também é, eu quis trazer essa questão da liberação que, na minha opinião, não trará nenhum benefício ao país”, discursou o deputado.

Borges disse que pesquisou na internet a opinião de vários juristas sobre o assunto e reforçou sua opinião de que mesmo que haja programas estatais para um controle, a liberação não daria certo. “Não imagino nenhum traficante de droga buscando algum desses programas. Ou mesmo o usuário prestando serviço social em contrapartida. A legalização, a meu ver, não ajudaria a disseminar a informação real sobre os malefícios das drogas e iria ter que aumentar os gastos com prevenção, que mesmo em países desenvolvidos não são suficientes. Portanto, com todo o respeito, sou contrário”, enfatizou.

O deputado Dr. Paulo Siufi (PMDB) concordou. “Eu parabenizo sua fala. Também sou contrário. Sabemos que até mesmo as drogas lícitas, como a bebida e o cigarro, todas fazem mal para saúde e para as famílias”, finalizou.


Locução: Nivaldo Mota e Ricardo Ortiz / Técnica: Carol Assis e Flávio Cunha.

Fonte: Agência AL MS

Download
Equipe Rádio Assembleia em 27/04/2018 13:24:00