Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Logo Rádio ALEMS

Lei: Ponte sobre o Rio Amambai faz homenagem a Geraldo Carvalho


Foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (4), a Lei 5.190, de autoria do 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Zé Teixeira (DEM), que denomina Geraldo de Souza Carvalho a ponte sobre o Rio Amambai, localizada na estrada vicinal de acesso a Fazenda Tarumã e outras propriedades rurais, divisa entre os municípios de Amambai e Caarapó.

Geraldo de Souza Carvalho nasceu em 4 de abril de 1920, em Lins (SP), sendo o mais velho de oito irmãos. Após a morte da mãe e a crise econômica de 1932, com 13 anos de idade, ele foi trabalhar em um armazém de secos e molhados. Com muito esforço, conseguiu concluir o curso de Técnico em Contabilidade.

Aos 20 anos de idade, já casado, cursou a faculdade de Economia, na Fundação Álvares Penteado. No município de Valparaíso (SP), Carvalho conquistou a confiança dos produtores da região, tornando-se um respeitado comerciante de café. Em 1954, buscando expandir os negócios, retornou para o Estado de São Paulo e fundou o Café Caiçara, uma indústria de torrefação e moagem.

Quatro anos depois, Carvalho adquiriu terras no então Estado de Mato Grosso, na margem direita do Rio Amambai. “Ele deu o nome de fazenda Tarumã. Eram somente matas e não havia como cruzar o Rio Amambai, senão por barco. Devagar as coisas foram acontecendo. Primeiro se construiu uma balsa pequena para cruzar o rio. Em 1967, ele e um vizinho decidiram construir uma ponte. Os dois fazendeiros aproveitaram para fazer uma estrada melhor, encurtando a distância da ponte até a estrada oficial. Esta foi, por muitos anos, a ligação entre Santa Luzia [hoje Juty] e Amambai. Geraldo Carvalho adquiriu outras propriedades no Mato Grosso do Sul, com muita luta”, destacou Zé Teixeira.

Em 22 de julho de 1988, Carvalho morreu, vítima de um infarto. “Assim, em sua homenagem denominamos a ponte de concreto construída pelo Governo do Estado na divisa entre os municípios de Amambai e Caarapó, em substituição à ponte antiga de madeira”, acrescentou.

Locução: Nivaldo Mota e Ricardo Ortiz / Técnica: Carol Assis e Flávio Cunha.

Fonte: Agência AL MS

Download
Equipe Rádio Assembleia em 07/05/2018 10:03:00