Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Logo Rádio ALEMS

Combate à violência sexual contra crianças é tema de palestra no Parlamento Jovem


O Parlamento Jovem de Mato Grosso do Sul realizou sua segunda sessão ordinária nesta segunda-feira (7), no Plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa. A reunião dos deputados estudantes teve início às 14h, e contou com a participação do psicólogo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Antônio José Ângelo Motti, que ministrou uma palestra sobre o Maio Laranja, mês de combate à violência sexual contra crianças e adolecentes, além do presidente da Casa de Leis, deputado estadual Junior Mochi (PMDB). 

Para Mochi, que iniciou sua fala cumprimentando os jovens parlamentares, a construção da cidadania passa pela difusão do conhecimento do processo político. "A mudança que hoje se busca no país tem de ser pela transferência desse conhecimento. Sabe-se que esse momento de desconfiança da classe política é resultado da falta de informação sobre os mecanismos políticos do sistema democrático, e até mesmo para fazer uma crítica, devemos apontar quais caminhos a serem seguidos. Por isso a importância da participação da juventude em plataformas como o Parlamento Jovem ou o programa Juventude e Cidadania que realizávamos em Coxim", disse. 

Já o psicólogo e professor universitário Antônio Motti resumiu os objetivos de sua palestra aos jovens deputados. "Em primeiro lugar, queremos que eles conheçam como essa questão está organizada do ponto de vista conceitual, e em segundo, como podem, na condição de parlamentares, atuar na prevenção à violaçao sexual de crianças e adolescentes", definiu.

A coordenadora da Escola do Legislativo Ramez Tebet, Cheila Vendramini, explicou a escolha do palestrante. "No mês de maio, trabalhamos essa temática, e como todo mês escolhemos um assunto para ser discutido antes das plenárias, a Escola achou por bem chamarmos o Motti para que os ensinasse a dar continuidade a essa discussão. Esse é um aspecto didático do nosso trabalho no Parlamento Jovem, pois a ideia é que eles possam ampliar o seu conhecimento e também da sociedade", disse. 

Além das palestras e do incentivo do presidente da Assembleia, a sessão também contou com a posse da deputada estudante Luiza Stefani, que falou sobre o momento. "É muito interessante, e espero adquirir bastante conhecimento que possa me ajudar na vida como cidadã", declarou antes da solenidade. 

Por fim, no grande expediente, os parlamentares da juventude sul-mato-grossense Claézio Aquiles, Ana Carolina e Natália Braga fizeram uso da tribuna para abordar questões relativas à medidas socieducativas e redução da maioridade penal, o projeto Escola sem Partido, além do próprio tema da palestra de abertura, violência sexual contra crianças e adolescentes.

Locução: Nivaldo Mota e Ricardo Ortiz / Técnica: Carol Assis e Flávio Cunha.

Fonte: Agência AL MS

Download
Equipe Rádio Assembleia em 08/05/2018 10:18:00