Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Logo Rádio ALEMS

Comissão de Saúde da ALMS celebra convênio com a Anfarmag


Com o objetivo de aperfeiçoar a análise de mérito dos projetos de lei que são apreciados pela Comissão de Saúde, foi assinado nesta manhã (28) o convênio de cooperação técnica entre a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), regional Mato Grosso do Sul, e a Assembleia Legislativa. A Comissão de Saúde é presidida pelo deputado estadual Dr. Paulo Siufi (MDB). O convênio entra em vigor hoje e terá vigência até o fim deste ano, podendo ser renovado.

A Anfarmag prestará orientação e apoio técnico aos projetos analisados pela Comissão de Saúde, quando o assunto das propostas relacionadas a saúde for de interesse dos farmacêuticos e farmácias magistrais. Em contrapartida, toda vez que a Comissão de Saúde souber de práticas irregulares em âmbito farmacêutivo, deverá comunicar a Anfarmag. A parceria também prevê a busca de medidas que possibilitem e permitam a realização conjunta de palestras, cursos e seminários acerca da situação da saúde, permutação de material bibliográfico nas áreas de interesse comum, e realização de outras atividades associadas a mútua cooperação.

Para o deputado Dr. Paulo Siufi, a cooperação da Anfarmag com a Casa de Leis é de extrema importância. “Elaborar projetos para beneficiar a população é exercer a cidadania nesta Casa Legislativa. Muitas vezes, por falta de conhecimento, os parlamentares votam as propostas de uma forma política, já que cada um tem uma formação acadêmica. Votamos sem embasamento científico muitas vezes e esse convênio, além de melhorar nosso trabalho na Comissão de Saúde, mostra que é possível andarmos em parceria”, ressaltou.

A presidente da Anfarmag Regional MS, Márcia Paula Ribeiro Arão, ressaltou a importância do Casa de Leis na elaboração de uma política mais efetiva para a saúde. “Acreditamos que pelo Legislativo será possível construirmos um Estado e um País melhor. A abertura e o apoio que o deputado Dr. Paulo Siufi confere ao setor farmacêutico é única, seu exemplo deixará um legado. Este convênio é de suma importância, estamos aqui para fazer o melhor, essa associação de forças é que torna as coisas melhores.Também trago hoje nossa primeira proposta para que seja elaborado um projeto de lei. Queremos que os serviços farmacêuticos englobem a farmácia de manipulação”, destacou.

Adolfo Moacir Cabral Filho, presidente do Conselho de Administração da Anfarmag Nacional, também parabenizou a ação do presidente da Comissão de Saúde. “Agradeço por nos dar a oportunidade de poder interferir com a nossa força de trabalho e conhecimento nos projetos elaborados aqui. Acabo de encontrar aqui um líder, e o que mais faz falta no Brasil são lideranças capazes de sanar as ânsias do nosso povo. A Anfarmag quer contribuir, melhorar e ampliar o acesso a saúde no País”, relatou.

A representante da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Natália Dantas, que compõe a Câmara Técnica Farmacêutica do Ministério da Saúde, comentou alguns aspectos da pasta da saúde em Mato Grosso do Sul. “O apoio a nossas causas é fundamental, pois estamos sempre em busca de melhorias para a saúde e a celebração deste convênio é muito importante. A formulação das farmácias magistrais tem sido amplamente discutida. Estamos à disposição para colocar novos projetos em prática e, mais uma vez, o Estado sai na frente”, considerou.

Kelle de Cássia Luz Slavec, presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRFMS), também destacou a união da Casa de Leis com os farmacêuticos. “O presidente da Comissão de Saúde não tem medido esforços para se somar a nós. O Conselho Regional de Farmácia está à disposição, consideramos a Assembleia Legislativa a nossa segunda casa, já que os projetos que tramitam aqui beneficiam toda a população”, ressaltou.

Também estavam presentes na solenidade de assinatura Márcia Beatriz Benitez Feres, vice-presidente da Anfarmag Regional MS, Ademir Valério da Silva, vice-presidente do Conselho de Administração da Anfarmag Nacional e Ivan da Gama, conselheiro do Conselho de Administração da Anfarmag Nacional e o Dr. Michel Ghosn, ortopedista e membro da Comissão de Saúde.

Anfarmag - É uma entidade sem fins lucrativos que zela pelo setor magistral, voltado para a preparação de medicamentos e produtos para a saúde de forma personalizada que atendam às necessidades específicas de cada paciente. Conta com 20 regionais e sucursais distribuídas pelo Brasil, sendo um parceiro essencial no dia-a-dia da farmácia magistral, criando facilidades, benefícios exclusivos e ajudando a instrumentalizar a realização de negócios. Sua prioridade é reforçar a relevância do exercício adequado nas farmácias magistrais para garantir as boas práticas de manipulação, preservando o comprometimento ético e a responsabilidade do setor para a saúde da população.

Locução: Nivaldo Mota e Ricardo Ortiz / Técnica: Carol Assis e Flávio Cunha.

Fonte: Agência AL MS

Download
Equipe Rádio Assembleia em 29/06/2018 10:39:00