Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Logo Rádio ALEMS

Grupo vai discutir políticas públicas para tratamento de pessoas com anemia falciforme


Grupo de trabalho, formado por representantes da sociedade civil e do governo, vai discutir políticas públicas para o tratamento da anemia falciforme, doença que acomete, sobretudo, a população negra. A decisão resultou da audiência pública "Saúde da população negra – anemia falciforme", realizada na tarde desta quarta-feira (11) na Assembleia Legislativa por proposição do deputado João Grandão (PT) em parceria com o Coletivo de Mulheres Negras de Mato Grosso do Sul “Raimunda Luzia de Brito”.

Inicialmente, o grupo de trabalho terá participação de representantes de entidades ligadas ao movimento negro, de profissionais da área de saúde, da Assembleia Legislativa e da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Entre as primeiras decisões a serem tomadas pelo grupo, destacam-se a realização de seminário para tratar sobre a anemia falciforme e a ativação de comitê que delibere quanto a ações relacionadas à doença.

Outras formas de enfrentamento à enfermidade foram discutidas na audiência pública e, certamente, serão retomadas pelo grupo de trabalho. Foi levantada a necessidade de preparação dos profissionais da área de saúde para o atendimento e tratamento de pacientes com anemia falciforme, principalmente nas unidades básicas. Também foi proposta a realização de campanhas de informação e sensibilização quanto à doença.

Para contribuir ao fomento dos debates, que resultaram na decisão de criar o grupo de trabalho, a enfermeira Dra. Berenice Assumpção Kikuchi, presidente da Associação de Anemia Falciforme de São Paulo, palestrou sobre a doença. Ela tem especialização em Anemia Falciforme pela University of the West Indies em acordo bilateral Brasil e Jamaica e é uma das maiores autoridades brasileiras no assunto.

Fonte: Agência AL MS

Download
Equipe Rádio Assembleia em 12/07/2018 09:40:00