TV ALMS exibe programa sobre enfrentamento à violência contra a mulher
Vai ao ar nesta quinta-feira (2), às 19h, na TV ALMS, o Programa ‘Assembleia Debate’, que discute o combate à violência feminina. Nesse mês é celebrado em todo o país, inclusive Mato Grosso do Sul, a campanha Agosto Lilás, visando sensibilizar a sociedade a respeito da violência doméstica e familiar contra a mulher.
Os últimos dados disponíveis do ‘Mapa da Violência de 2015 - Homicídio de mulheres no Brasil’ apontam que Mato Grosso do Sul possuía naquela época a maior taxa de mulheres vítimas de violência sexual, física ou psicológica que buscavam por atendimento em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS): 37,4 mulheres a cada dez mil habitantes.
No Estado, a Lei 4.969, de 29 de dezembro de 2016, de autoria do deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB), instituiu a campanha Agosto Lilás e o Programa Maria da Penha vai à Escola, objetivando a realização de ações de mobilização, palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários para divulgar a Lei Federal 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), durante todo esse mês, além de atividades voltadas ao público escolar, contemplando prioritariamente alunos do ensino médio das escolas estaduais, podendo, entretanto, ser realizado em escolas municipais e estabelecimentos particulares de ensino.
Em 2015, o trabalho desenvolvido em MS pelo Agosto Lilás chegou a 2.620 pessoas, mesmo ainda não sendo sancionada a lei nessa época. Em 2016, por meio de parceria com órgãos governamentais e a sociedade civil organizada, essa quantidade subiu para 7.629.
No programa Assembleia Debate, produzido e apresentado, respectivamente, pelas jornalistas Marineiva Rodrigues e Fernanda Monteiro, participam das discussões Luciana Azambuja, subsecretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres; Edmeiry Silara Broch Festi, coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado, e Vanessa Vieira, assistente social da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS). “O mês de agosto é destinado ao combate à violência contra a mulher e no programa informamos sobre prevenção no intuito de garantir segurança e proteção, além de incentivarmos denúncias”, explica Fernanda.
Conforme a jornalista Lígia Sabka, gerente da TV ALMS, a educação e a informação podem transformar as pessoas, impulsionando-as a lutarem por seus direitos, além de incentivá-las a denunciar crimes como o de violência de gênero. “A violência contra a mulher acontece em todas as classes sociais e engloba várias idades, é preciso munir de informações a sociedade para que não se esquive diante dessa criminalidade e denuncie, além de incentivar as vítimas a buscarem justiça e lutarem por suas vidas”. Marineiva Rodrigues, produtora do programa, ressalta que “quanto mais informação providenciarmos para mostrarmos aos telespectadores a gravidade dessa situação, temos mais chances de encorajá-los a denunciarem”.
O programa Assembleia Debate vai ser exibido na TV ALMS durante o mês de agosto com horários livres. Você pode assistir a programação da TV ALMS no canal 9 da NET e no site www.al.ms.gov.br/tvassembleia. No canal do Youtube (youtube.com/c/TVALMS) também é possível acompanhar os programas produzidos pela equipe.
Locução: Nivaldo Mota e Ricardo Ortiz / Técnica: Carol Assis e Flávio Cunha.
Fonte: Agência AL MS