Proposta cria medalha e comenda em homenagem ao Dia Estadual da Educação Superior
Com o objetivo de comemorar o Dia Estadual da Educação Superior em Mato Grosso do Sul, instituído pela Lei 5040/2017, o deputado estadual Junior Mochi (MDB), presidente da Casa de Leis, apresentou nesta manhã (1) o Projeto de Resolução que cria a Medalha Darcy Ribeiro e a Comenda Pedro Pedrossian. As honrarias devem ser entregues em sessão solene no dia 21 de agosto.
A Medalha Darcy Ribeiro será concedida a seis pessoas integrantes de carreiras acadêmicas, professores, pesquisadores, técnicos, servidores, funcionários ou dirigentes que tenham prestado relevantes serviços para o desenvolvimento do ensino, pesquisa ou extensão nas Instituições de ensino superior estaduais. Os homenageados serão indicados pelas universidades integrantes do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de MS (Crie-MS). Já a Comenda Pedro Pedrossian será concedida a oito personalidades que tenham contribuído para o ensino superior sul-mato-grossense e serão indicadas também pelo Crie-MS, em conjunto com o propositor da honraria.
O presidente Junior Mochi destacou as razões de sua proposta. “Darcy Ribeiro foi um antropólogo, escritor e político brasileiro, conhecido por seu foco em relação aos índios e à educação no país. Foi ministro da Educação e desenvolveu vários trabalhos nas áreas de educação, sociologia e antropologia, um deles é o projeto de lei que deu origem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), Lei 9394/96, aprovada pelo Senado. Pedro Pedrossian foi governador de Mato Grosso [MT] e Mato Grosso do Sul [MS]. Em suas administrações foram criadas a Universidade Federal de Mato Grosso [UFMT], a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul [UEMS] e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul [UFMS], o que demonstra sua imensa contribuição ao Ensino Superior do Estado”, justificou.
Se a proposta receber parecer favorável à sua tramitação na Casa de Leis pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e pelas comissões de mérito, sendo aprovada também nas votações em plenário, entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial Eletrônico da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Fonte: Agência ALMS