Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Logo Rádio ALEMS

Deputados cobram mais empenho da União pela pasta da Saúde


Os deputados estaduais por Mato Grosso do Sul, Dr. Paulo Siufi (MDB) e Amarildo Cruz (PT), discursaram por mais apoio financeiro do Governo Federal para a gestão da Saúde Pública. Para os parlamentares, a assistência poderia ser melhor e os administradores municipais são os mais prejudicados.

“A Saúde precisa da União. Muito poderia ser resolvido na atenção primária, mas os pacientes do interior são enviados para os grandes centros e instaura o caos e as superlotações. Filas e falta de cirurgias, morte enquanto espera. O Sistema Único de Saúde [SUS] está falido. As prefeituras recorrem ao Estado e tem muita tragédia anunciada. Esses dias ajudei a socorrer vítimas de um acidente entre duas motocicletas e a ambulância demorou 43 minutos para chegar. Lamentável”, disse Siufi, na tribuna.

O deputado Amarildo Cruz concordou e relembrou que a obrigação por lei é de que os municípios invistam 15% de sua receita em Saúde. “Enquanto isso há prefeitos que investem de 25% a 30%, do tanto de demanda. O Estado cumpre com a obrigação de investir 12%, enquanto a União não tem obrigação nenhuma e leva a maior parte dos impostos. A Saúde Pública para os mais pobres está em risco, mas é um modelo invejado e copiado no mundo inteiro”, destacou Amarildo Cruz, em aparte.

Os parlamentares ainda ressaltaram que é importante que os eleitores conheçam as propostas dos candidatos ao Executivo – estadual e nacional - para a pasta da Saúde.

Locução: Edson Godoy e Ricardo Ortiz / Técnica: Carol Assis e Flávio Cunha.

Fonte: Agência AL MS

Download
Equipe Rádio Assembleia em 13/09/2018 10:28:00