Devido à estiagem prolongada, Batayporã pode entrar em estado de calamidade pública

Imagem: Município enfrenta estiagem prolongada, com mais de 120 dias sem chuva considerável
Município enfrenta estiagem prolongada, com mais de 120 dias sem chuva considerável
01/09/2021 - 13:44 Por: Evellyn Abelha   Foto: Wagner Guimarães

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apresentou, nesta quarta-feira (1), o Projeto de Decreto Legislativo 49/2021. A proposta pretende reconhecer a ocorrência do estado de calamidade pública no município de Batayporã, em virtude de situação de emergência pela estiagem que atinge todo o território da cidade (zonas urbana e rural).

De acordo com a justificativa do projeto, o município enfrenta uma estiagem prolongada, com mais de 120 dias sem chuva considerável. Ainda segundo consta na proposta, a situação tem afetado a produção agrícola, trazendo prejuízos ao setor produtivo local.

Caso o projeto seja aprovado, o município deverá observar as regras estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal, além das leis que tratam sobre licitações e Direito Financeiro, quanto à gestão pública durante o período de calamidade pública.

Os atos e despesas decorrentes da situação deverão ser divulgados amplamente no correspondente Portal de Transparência. O Tribunal de Contas e a Câmara Municipal serão responsáveis pelo controle e pela fiscalização dos atos praticados enquanto perdurar a calamidade pública. Além disso, o Ministério Público poderá promover o acompanhamento da execução financeira e administrativa dos atos e despesas decorrentes do evento.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.