Deputados debatem falta de medicamentos de alto custo em MS

Imagem: Segundo Pedro Kemp, muitas ações estão sendo ajuizadas para que o paciente receba o medicamento que precisa
Segundo Pedro Kemp, muitas ações estão sendo ajuizadas para que o paciente receba o medicamento que precisa
15/02/2022 - 10:38 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Luciana Nassar

Os deputados Pedro Kemp (PT) e Zé Teixeira (DEM) se manifestaram durante a sessão desta terça-feira (15) em prol dos pacientes com doenças graves em Mato Grosso do Sul, que estão em busca de medicamentos de alto custo, que estariam em falta na Rede Pública de Saúde. Kemp iniciou o assunto dizendo que recebeu diversas reclamações da falta dos itens tanto nas Secretarias de Saúde Municipais, quanto na Casa de Saúde mantida pelo Governo do Estado.

“Tenho registrado diversas reclamações de pessoas que procuram e não encontram. São pacientes portadores de doenças graves e fazem uso de medicamentos contínuos e estão passando por uma situação muito difícil. Nós sabemos que os governos estiveram com a atenção voltada à Covid-19, com procedimentos como cirurgias canceladas e recursos represados para a pandemia, mas a situação precisa ser revista, pois estamos vendo que esses medicamentos deveriam ser entregues e de oito a seis meses para cá estamos percebendo esse desabastecimento”, relatou o deputado.

Segundo Pedro Kemp, a situação muitas vezes tem que ser judicializada.  “Muitas vezes nos procuram e nós encaminhamos as que estão em vulnerabilidade social à Defensoria Pública, ou ainda para denúncias junto ao Ministério Público, para ajuizar ações e isso acaba expondo a falta de abastecimento desses medicamentos. Quero inclusive parabenizar o trabalho dos defensores com a população de baixa renda, que precisa garantir os seus direitos à saúde e à vida, mas faço esse apelo aos secretários de Saúde de todo o Estado que deem atenção a essa questão, pois, por exemplo, quem precisa de anticonvulsivo passa a desenvolver outros problemas decorrentes das convulsões não controladas”, argumentou.


Dep. Zé Teixeira já havia denunciado a situação da distribuição

Para o deputado Zé Teixeira (DEM) a cobrança em tribuna é muito importante. “Quero parabenizar sua fala, pois expõe o sofrimento das pessoas que precisam do acesso ao medicamento e não conseguem. Eu fiz um debate quando terceirizaram a distribuição de remédios e falaram que ia melhorar. Antigamente, o medicamente chegava diretamente no município e ele distribuída. Parece-me que então o que era para melhorar, piorou. Então isso pode piorar a situação da Saúde em nosso Estado”, considerou Zé Teixeira – reveja a discussão sobre a contratação milionária clicando aqui. Kemp concordou e finalizou dizendo que é preciso uma correção da organização dos estoques.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.