Deputado apresenta proposta para criar mês sobre conscientização do câncer colorretal

Imagem: O mês de março de cada ano conscientizará a população acerca do câncer colorretal
O mês de março de cada ano conscientizará a população acerca do câncer colorretal
16/02/2022 - 15:29 Por: Aline Kraemer   Foto: Wagner Guimarães

Mato Grosso do Sul pode incluir o mês de março como o período dedicado à conscientização e prevenção do câncer colorretal. O deputado estadual Renato Câmara (MDB) é autor do Projeto de Lei 27/2022 apresentado hoje (16), que institui o “Março Azul-Marinho” e prevê a realização de campanhas informativas e preventivas, passando a integrar o anexo ao Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, instituído pela Lei Estadual nº 3.945, de 4 de agosto de 2010.

De acordo com a proposta o “Março Azul-Marinho” alertará a população sobre a doença, riscos e os sintomas, para que assim haja conscientização e descoberta de forma precoce, diminuindo as taxas de mortalidade.

O câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, é um tipo de tumor que se desenvolve no intestino grosso (cólon) ou em sua porção final, o reto. Conforme a justificativa do projeto trata-se do terceiro tipo mais comum de câncer para os homens e, no caso das mulheres, é o segundo tipo mais comum.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) foram detalhados na proposta. Em 2020 o Inca estimou que houve 17.760 novos casos de câncer colorretal em homens e de 16.590 novos casos em mulheres. “Em relação à mortalidade, o câncer colorretal é a terceira causa de morte por câncer para homens e mulheres, sendo responsável por 8% e 9,3%, respectivamente, dos óbitos por neoplasias de forma geral”, explicou o autor.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.