Deputados devem votar projetos que tratam sobre novas regras aos planos de saúde

Imagem: Projetos serão apreciados durante a sessão plenária, que tem início às 9h com transmissão ao vivo pelos canais de comunicação da ALEMS
Projetos serão apreciados durante a sessão plenária, que tem início às 9h com transmissão ao vivo pelos canais de comunicação da ALEMS
27/10/2022 - 07:00 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Arte: Luciana Kawassaki

Três propostas estão pautadas para a sessão plenária desta quinta-feira (27) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Duas matérias dispõem sobre novas regras às operadoras de planos de saúde. A terceira proposta trata sobre mudança em lei referente ao Presídio Militar Estadual (PME).

Aprovado na sessão de ontem, o Projeto de Lei 227/2021 retorna ao plenário para ser votada a redação final, por ter recebido três emendas. A proposta proíbe os planos de saúde de exigir consentimento do cônjuge ou companheiro para inserção de qualquer método contraceptivo. De acordo com o projeto, essa prática abusiva e pode colocar em risco à saúde física e psíquica da mulher.

Em segunda discussão, estão previstas duas proposições. Uma delas é o Projeto de Lei 76/2022, a qual determina que as operadoras de planos de saúde considerem como dependente do titular o neonato, depois de 30 dias de nascido e que esteja submetido a tratamento terapêutico.

 A outra proposta a ser votada em segunda discussão é o  Projeto de Lei Complementar 04/2021, que acrescenta parágrafo único ao Artigo 2º da Lei Complementar 245/2018. Esse dispositivo trata sobre o PME e o parágrafo proposto prevê, na estrutura desse estabelecimento, a existência de salas com instalações e comodidades condignas.

As sessões plenárias da ALEMS têm início às 9h, podendo ser acompanhadas presencialmente ou por meio dos canais de comunicação da Casa de Leis.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.