Vida Saudável: Julio Croda fala sobre a importância da vacinação

Imagem: Especialista reforçou a importância da imunização como forma de combater doenças
Especialista reforçou a importância da imunização como forma de combater doenças
30/11/2022 - 09:27 Por: Lilian Veron   Foto: Divulgação Rádio ALEMS

A vacinação é a estratégia mais efetiva para se evitar uma doença transmissível, no entanto, tem-se constatado diminuição das coberturas de diversos imunizantes, por razões como receio, esquecimento, notícias falsas, entre outros. Segundo dados extraídos do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, o Estado de Mato Grosso do Sul atingiu 55,6% nas campanhas poliomielite e de multivacinação, percentual considerado muito abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, o que coloca em risco a saúde coletiva.

Para falar sobre o assunto, o programa Vida Saudável, da Rádio Assembleia de Mato Grosso do Sul, entrevista o médico infectologista e pesquisador Julio Croda. O especialista reforçou a importância da imunização como forma de combater doenças que causam complicações ao paciente, com sequelas, e que até podem ser letais.

Julio Croda alerta aos pais para que compareçam as unidades básicas de saúde, as salas de vacina para completar o seu esquema vacinal. “O Brasil já eliminou a poliomielite, uma doença extremamente grave, que pode causar seqüelas importantes, levar a óbito”, alerta.

O pesquisador ressalta também a importância de esclarecer à população quanto aos benefícios da vacina. Outra preocupação do pesquisador é combater as notícias falsas que vêem comprometendo as ações de saúde pública.

Croda reforçou também a importância de completar a vacinação de Covid com as doses de reforço e a quarta dose já liberada para maiores de 18 anos na maioria das capitais brasileiras. “Existem novas variantes e novos surtos estão surgindo e até agora a vacina tem se mostrado eficaz e reduziu os casos graves com necessidade de internação”, declarou Julio Croda.

A entrevista completa você confere no link da Rádio ALEMS, clicando aqui

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.