Proposta institui semana de conscientização da Síndrome de Guillain-Barré

Imagem: Projeto do deputado Marçal Filho busca conscientizar sobre os sinais, sintomas e o diagnóstico precoce
Projeto do deputado Marçal Filho busca conscientizar sobre os sinais, sintomas e o diagnóstico precoce
30/11/2022 - 18:00 Por: Aline Kraemer   Foto: Luciana Nassar

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) proposta que institui a “Semana de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce da Síndrome de Guillain-Barré” no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul. De acordo com o Projeto de Lei 277/2022, apresentado pelo deputado Marçal Filho (PP), a Semana deverá ser incluída no Anexo do Calendário Oficial de Eventos do Estado e realizada anualmente nos últimos dias de fevereiro.

Conforme argumentos relatados pelo parlamentar na justificativa do projeto, entre os objetivos estão aperfeiçoar as políticas públicas estaduais sobre o tema, com especial atenção ao diagnóstico precoce e ao tratamento da doença. “Incentivar campanhas informativas, divulgar os principais sintomas e fomentar a pesquisa, a ciência e a inovação, no âmbito da saúde, com vistas a identificar e desenvolver novos tratamentos, bem como melhorar aqueles já existentes".

Durante a Semana poderão ser desenvolvidas ações para a conscientização da população, por meio de procedimentos informativos, educativos, palestras, audiências públicas, seminários, conferências e a produção de material explicativo, digital e/ou impresso.

Síndrome de Guillain-Barré

A proposta apresenta o que é a doença, os principais sintomas, as possíveis causas, diagnóstico e tratamento. Segundo a matéria, a Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune em que o sistema imunológico produz anticorpos que afetam os nervos do próprio corpo, levando à inflamação e causando sintomas como fraqueza e dificuldade para movimentar as pernas e braços, sensação de formigamento e, nos casos mais graves, dificuldade para respirar, podendo colocar a vida em risco.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.