Aluguel social às vítimas de violência, saúde e transparência são temas de projetos

Imagem: Oito novas propostas de autoria do deputado João Henrique tramitam na Casa de Leis
Oito novas propostas de autoria do deputado João Henrique tramitam na Casa de Leis
02/03/2023 - 14:58 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

Tramitam na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) oito novas propostas de autoria do deputado João Henrique (PL). Entre as matérias, o Projeto de Lei 35/2023 institui, em Mato Grosso do Sul, o programa Aluguel Social para as mulheres vítimas de violência doméstica. O auxílio aluguel será destinado à mulher que não possa retornar ao seu lar, devido à violência doméstica sofrida.

João Henrique ressalta que é fundamental que o Poder Público acolha as mulheres que sofreram ao longo de suas vidas. “A criação desse auxílio destinada a essas mulheres vítimas de violência doméstica que são financeiramente dependentes do agressor lhes daria segurança para quebrar o ciclo de violência, ciclo este que, na maioria das vezes, inclui também filhos menores de 18 anos e igualmente dependentes”, traz a justificativa da matéria.

Saúde

O Projeto de Lei 38/2023 dispõe sobre a divulgação de informações sobre os estoques de medicamentos de distribuição gratuita nas unidades públicas de saúde, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. A publicidade se dará por meio de divulgação de lista e estoque de medicamentos  que são distribuídos gratuitamente à população, com atualização diária.

Direitos do Consumidor

O Projeto de Lei 40/2023, de autoria do deputado João Henrique, tem objetivo de proibir novas exigências ou adaptações para o empreendedor ou consumidor que apresentou projeto executivo para rede de abastecimento de água. O projeto técnico deve atender criteriosamente as orientações e condicionantes contidas na carta de permissão.

Já o Projeto de Lei 41/2023 tem o objetivo de proibir novas exigências para o empreendedor ou consumidor que apresentou projeto executivo, para rede de ligação de energia elétrica aos empreendimentos ou residência. O projeto técnico também deve atender criteriosamente as orientações e condicionantes contidas na carta de permissão emitidos pela concessionária de energia elétrica. 

Transparência

O Projeto de Lei 33/2023 dispõe sobre a divulgação das informações relativas aos voos institucionais e governamentais, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul. A publicidade deve ser feita por meio do portal da transparência, e os vôos considerados nesta lei são os realizados com aeronaves de propriedade ou posse do Governo do Estado.

O Projeto de Lei 34/2023 estabelece a transparência das informações relativas aos incentivos, renúncias, benefícios ou imunidades tributárias concedidas no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. A norma valerá caso o beneficiário seja pessoa jurídica, nos termos da Lei Federal 5.172, de 25 de outubro de 1966.

Já o Projeto de Lei 37/2023 dispõe sobre a disponibilização de código QR nas placas de obras públicas estaduais e dá outras providências. O Código de Barras Bidimensional QR Code (quick response) vinculado à página do portal da transparência, para leitura por smartphone e outros dispositivos móveis, mediante acesso à página da WEB, com informações atualizadas sobre a sua execução deverá ser disponibilizado nas placas, com o objetivo de facilitar o acesso aos dados constantes da obra em execução.

Por fim, o Projeto de Lei 39/2023 dispõe sobre a transmissão e a gravação das etapas dos processos licitatórios realizados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. A matéria determina que as etapas dos processos licitatórios realizados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta do Estado sejam transmitidas ao vivo, por meio da internet e gravadas em áudio e vídeo, para disponibilização em sites oficiais do Poder Executivo.

Tramitação

Os projetos em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul são analisados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que é responsável por avaliar a juridicidade, legalidade e constitucionalidade de cada proposta. Clique aqui no Sistema Legislativo para conhecer a tramitação dos projetos na Casa de Leis.  

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.