Teruel apresenta moção de congratulação à Zilda Arns e Pastoral da Criança

06/04/2004 - 18:26 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

<P>O deputado estadual Pedro Teruel-PT, presidente da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos, apresentou hoje à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa uma Moção de Congratulação à Drª Zilda Arns, coordenadora nacional da Pastoral da Criança, e aos dirigentes da Pastoral da Criança do Brasil em virtude do trabalho desempenhado na instituição, que lhe rendeu título de Personalidade do Ano em 2003, iniciativa promovida pelo Jornal O Globo, através do Prêmio Faz Diferença.

<P>A Pastoral da Criança é uma organização ecumênica que atende cerca de 1,6 milhão de crianças e 76 mil gestantes, mobilizando mais de 230 mil voluntários na luta contra à mortalidade infantil. O atendimento prioriza ações básicas, como saúde, nutrição, educação e cidadania, independente da cor sexo e religião da pessoa.

<P>O deputado Pedro Teruel destacou durante a sessão de hoje que há mais de 20 anos a Pastoral da Criança atua no Brasil na tentativa de prevenir de doenças, desenvolver fisicamente e intelectualmente as crianças. "A taxa de mortalidade infantil nas áreas atendida pela instituição foram inferior a 13 mortes por mil nascidos vivos no ano de 2001, enquanto no país o índice foi de 34,4 mortes por mil nascimentos. Isso demonstra a preocupação exemplar e a capacidade de reverter problemas sociais no país. A homenagem é justa em função dos resultados obtidos na melhoria das condições de vida de pessoas que muitas vezes vivem abaixo da linha de pobreza", explicou Teruel citando dados da Unicef.

<P>Atualmente a Pastoral da Criança está presente em 32.743 comunidades organizadas em bolsões de pobreza e miséria de 3.555 municípios do país. O deputado Pedro Teruel aproveitou a ocasião para parabenizar a Pastoral da Criança de Mato Grosso do Sul pelos serviços prestado à comunidade na erradicação da mortalidade infantil.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.