AL concede título a pensador budista por solicitação de Teruel

13/04/2004 - 15:13 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

A Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul conferiu na sessão de hoje o título de cidadão sul-mato-grossense a Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional - SGI. A homenagem foi solicitada pelo deputado estadual Pedro Teruel (PT), presidente da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, devido ao trabalho desenvolvido pelo pensador budista, filósofo, educador e fotógrafo no empenho insistente pela paz mundial.

<P>Ikeda nasceu no dia 2 de janeiro de 1928, em Tóquio. Durante toda sua vida se dedicou no trabalho de apresentar à sociedade uma filosofia sobre a vida, mostrando os desafios dolorosos que o ser humano enfrenta.

<P>A Soka Gakkai foi fundada em 1930 no Japão com o objetivo de desenvolver os valores humanos e no estabelecimento de uma organização para a retomada da dignidade da vida e dos valores básicos. A partir de 1975 foi instituída a se espalhar sedes pelo mundo. Atualmente a Soka Gakkai International está presente em 187 países.

<P>Daisaku Ikeda definiu a diretriz básica da SGI da seguinte forma: "Alcançar a paz e prosperidade eternas através da cultura e educação baseadas no espírito humanístico do Budismo" e "opor-se a qualquer tipo de violência e guerra e contribuir à felicidade da humanidade através da dignidade e do respeito aos direitos de cada ser humano".

<P>Entre os mais de 152 títulos e homenagens oficiais que Ikeda recebeu estão o Prêmio da Paz das Nações Unidas (1983), a Comenda Especial das Nações Unidas por Notáveis Atividades como ONG (1988) e, no Brasil, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul (1990) e a Medalha João Guimarães Rosa (2003). Foram conferidos também títulos de Doutor Honorário das universidades federal e estadual do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Paraná, Universidade Norte do Paraná e de universidades no exterior, como na Rússia, Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Cuba e Argentina.

<P>Daisaku Ikeda recebeu da Câmara Municipal o título de cidadão honorário de Campo Grande, em junho de 2001. Antes disso, a Associação Brasil SGI já havia realizado em 1995 a exposição "Desenhos das Crianças no Brasil e no Mundo" montada no Shopping Campo Grande e visitada por mais de 51 mil pessoas, além das mostras "Convivência e Esperança - A Amazônia" e "Diálogo Pela Vida - Por uma Cultura de Paz". A instituição já participou do I Simpósio sobre Direitos Humanos em Campo Grande (1997), da I Conferência Estadual de Direitos Humanos (1997) e do curso de Direitos Humanos para Prefeitos do Mato Grosso do Sul.

<P>Atualmente Daisaku Ikeda visita vários países do mundo levando ideais do Budismo na tentativa de promover mudanças transformando a sociedade para que haja esperança, compreensão, prosperidade e respeito mútuos, baseadas no humanismo genuíno.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.