Reunião discute pontos principais da produção de queijo caipira

26/05/2004 - 12:40 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

A reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário da Assembléia Legislativa realizada na tarde de ontem (25/05) discutiu os três principais pontos sobre a produção do queijo caipira: a higienização, estruturação e instrumentação necessária para a fabricação artesanal.
<P>O fiscal da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal - Iagro, Sebastião dos Reis, explicou que é necessário acontecer mudanças para que o padrão ideal seja atingido. “O produto deve manter bons hábitos de higiene e limpeza do local, bem como usar toucas e deixar o animal para efetuar a coleta do leite. A estrutura do local deve ser fechada, com portas e janelas que evitem a entrada de insetos com espaço suficiente. Os equipamentos utilizados também devem obedecer às exigências do Iagro”, disse.
<P>O deputado estadual Paulo Corrêa, presidente da Comissão, defendeu que o Iagro não pode reduzir sua atividade somente à fiscalização. “É necessário existir uma parceria entre a Agência e o produtor. Principalmente para oferecer informações sobre o padrão que o produtor deve seguir. Um dos melhores métodos de se conseguir isso é através de uma cartilha exemplificando como deve ser cada parte do processo de produção do queijo caipira, bem como as instalações da pequena fábrica”, solicitou Paulo Corrêa.
<P>O representante do Iagro diz que as alterações são necessárias para a produção seja adequada a lei estadual nº 2.820, que regulamenta a produção de queijo caipira, transformando-o em produto artesanal. “O rebanho deve estar protegido contra brucelose e tuberculose bovina, paredes impermeáveis e, entre outras exigências, o leite deve passar por um processo de pasteurização para que esteja livre de germes. O produtor precisa saber que o leite não precisa ser fervido, apenas passado pela pasteurização lenta”, descreve Reis, explicando que a pasteurização lenta consiste em manter o leite aquecido à 65ºC, durante meia hora.
<P>Apesar dos produtores defenderem que não é possível obter queijo caipira através da fervura de manipulação térmica do leite, o técnico em lacticínios Rodolfo Vaz de Carvalho anunciou aos produtores que o Iagro possui há dois meses um exemplar de queijo caipira feito com leite pasteurizado. Além disso, o Iagro já tem o esboço de uma cartilha para produtores rurais.
<P>O deputado Paulo Corrêa finalizou a reunião convocando para o dia 08 de junho uma reunião para discutir o mesmo assunto, desta vez com a presença de autoridades da Secretaria de produção e Turismo, Vigilância Sanitária, Iagro e outros órgãos encarregados de fiscalizar a produção e comércio de queijo. No mesmo encontro será apresentada a primeira proposta de manual para produtores.
<P>A próxima reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário acontece no dia 1º de junho e deverá discutir a compra de lotes em assentamentos do Mato Grosso do Sul.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.