Teruel diz que título ao Papa é homenagem a um dos maiores defensores da paz mundial

13/08/2004 - 15:51 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   



<P>O deputado estadual Pedro Teruel - PT, presidente da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, promove na próxima quarta-feira (18/08), a partir das 20 horas, uma sessão solene para entrega de título de cidadão sul-mato-grossense ao papa João Paulo II, líder mundial da Igreja Católica.

<P>Teruel lembra que Karol Wojtyla nunca mediu esforços para levar a palavra de fé e paz aos mais diversos países. "Uma pessoa que sempre procurou, através da fé cristã, promover a união entre os povos, a solidariedade, o combate à desigualdade social e a defesa pela vida, orientando para a busca de um mundo sem guerras. Com esse objetivo, João Paulo II veio ao Brasil, sendo o único papa a visitar o Mato Grosso do Sul", destacou o parlamentar.

<P>João Paulo II nasceu na cidade de Vadovice, na Polônia, no dia de 18 de maio de 1920. Em 1978 foi eleito para liderar a Igreja Católica. Mesmo com a saúde prejudicada, as atividades do papa continuam tornando-se um exemplo de fé e humildade. "São características como estas que justificam a homenagem a um dos maiores defensores da paz mundial, especialmente numa época como a que vivemos, onde há tanta fome, miséria, desigualdade social, guerras e terrorismo e que o interesse econômico da minoria rica acaba oprimindo a maior parte da população mundial. Esta homenagem também tem a finalidade de ser uma reflexão sobre o futuro de nossa sociedade. Não podemos deixar marcas negativas para os nossos filhos, mas sim devemos seguir com a mesma fé, para mudarmos o mundo para melhor, considerando sempre os valores humanos", explicou Teruel.

<P>O título honorífico de Cidadão Sul-Mato-Grossense também será entregue ao Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri, representante do Vaticano no Brasil. O Arcebispo nasceu em Barga (atual Lucca) na Itália. Há pouco mais de um ano está na função de representar a Santa Sé no Brasil. "Dom Lorenzo Baldisseri tem sido o principal mensageiro do papa no Brasil e um disseminador da Paz Mundial, trazendo uma palavra de esperança para o povo brasileiro", destaca o parlamentar católico Pedro Teruel.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.