Funasa não registrou nenhum caso de morte por desnutrição em 2005

10/03/2005 - 21:46 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

O coordenador da Fundação Nacional de Saúde - Funasa/MS, Gaspar Hickmann, afirmou que em 2005 ainda não foi registrada nenhuma morte de criança indígena por desnutrição. Ele declarou à Comissão Parlamentar que investiga casos de desnutrição no Mato Grosso do Sul que a causa das mortes foram doenças que tiveram a desnutrição apenas como "coadjuvante".
<P>
"Se o paciente chega ao Centrinho para tratar de uma diarréia e acaba falecendo, existe um quadro de desnutrição, mas pode ter sido causado pela própria doença", explicou Hickmann.
<P>
O coordenador destacou que nos últimos anos os índices de desnutrição diminuíram no Mato Grosso do Sul. Por outro lado, os registros de mortalidade aumentaram. "Isso mostra que a mortalidade infantil e a desnutrição são diferentes. Os índices de desnutrição têm diminuído desde 2002 quando foi implantado o sistema de vigilância nutricional", afirmou.
<P>
Hickmann ainda disse à Comissão que a Funasa tem 18 equipes para atuar nas aldeias e conta com cerca de 160 agentes de saúde.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.