"Luta pela PEC é marcha cívica pela paz", diz Odilon

Imagem:
26/10/2009 - 17:00 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Roberto Higa

O juiz federal Odilon de Oliveira defendeu nesta segunda-feira (26) a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº300/2008, que está tramitando na Câmara Federal e tem como objetivo alterar a redação do parágrafo 9ª do artigo 144 da Constituição Federal, estabelecendo a equiparação dos salários dos policiais militares, bombeiros e dos inativos à remuneração da corporação do Distrito Federal.

Na prática, a PEC regulamanta um Piso Nacional para os trabalhadores da segurança pública.

"Essa é uma marcha cívica em busca da paz social, da dignidade, não somente do policial, mas da pessoa humana, principalmente das pessoas que mais necessitam da proteção policial", afirmou Odilon.

O juiz federal parabenizou os deputados federais Lucílio Assunção (ES) e Fábio Rodrigues de Oliveira (PB), relator da PEC 300, pela iniciativa de percorrer os estados em audiências públicas angariando apoio à proposta. "É importantíssimo conclamar a sociedade para que todos possam abrir os olhos para a importância de uma polícia bem estruturada", disse.

Odilon alertou que, uma vez aprovada a PEC, as entidades devem ficar atentas ao achatamento salarial. "O salário tem que ser nivelado por cima, e não por baixo", defendeu.

Prioridade

O deputado federal Dagoberto Nogueira, líder do PDT na Câmara Federal, disse que colocará como prioridade a votação da PEC 300 (os líderes partidários definem a pauta de votações).

Segundo Dagoberto, os problemas enfrentados pelos policiais são os mesmos em todo o país. "O crime orgnizado está em todos os lugares e temos que combatê-lo de forma rigorosa", afirmou.

Para o deputado, também falta apoio dos governos estaduais às ações na segurança pública. "Há muitos governadores que só pensam em obras e esquecem a pessoa humana, o que também precisa mudar", reiterou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.