Audiência encaminhará documento ao ministro, aos juízes e ao CNJ

Imagem: Deputado Marquinhos Trad
Deputado Marquinhos Trad
13/11/2009 - 09:48 Por: Edivaldo Bitencourt    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) afirmou que a audiência pública sobre o presídio federal resultará no encaminhamento de um documento ao Ministério da Justiça, ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e aos juízes federais.

O objetivo é discutir as consequências da transferência de presos de alta periculosidade para Campo Grande. O deputado esclareceu que o objetivo é saber se eles estão contribuindo para aumentar a criminalidade na Capital.

Números - Trad afirmou que os presídios federais contam com 12,5 mil internos, sendo que 37% são envolvidos com o tráfico de drogas.

Já no presídio federal, 147 das 280 vagas estão ocupadas. "É o maior percentual do País", destacou o paralmentar, citando que em Catanduvas (PR) só tem 112 presos.

Para o deputado, a distância do presídio federla a apenas 15 quilômetros do centro da Capital é muito pouco. Isto tem causado insegurança na população do Estado.

Como exemplo, ele citou o júri do narcotraficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, que mobilizou 250 policiais e um esquema especial de segurança no Fórum da Capital.

Ele afirmou que moradores ligaram o blecaute ao possível resgate de Beira-Mar. Até os agentes federais e policiais federais teriam se mobilizado temendo o resgate do narcotraficante, segundo Trad.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.