Hashioka cria programa para identificação da dislexia nas escolas

11/05/2010 - 11:27 Por: Adriano Furtado   

O Mato Grosso do Sul pode ganhar uma semana específica para o desenvolvimento de exames de identificação da dislexia na rede estadual de ensino público. O projeto de lei que cria o programa foi apresentado nesta terça-feira, dia 11, pela deputada Dione Hashioka (PSDB).

A proposta prevê também a capacitação periódica dos professores para que aprendam a identificar, inicialmente, os sinais da dislexia e outros distúrbios.

O projeto de lei incumbe as secretarias estaduais de Saúde e de Educação de formularem diretrizes para viabilizar a execução do programa "Semana de Identificação da Dislexia". Segundo a deputada, 15% a 20% da população é disléxica, apresentando dificuldades no aprendizado escolar.

"A dislexia não significa falta de inteligência e não pode ser confundida com preguiça ou indisciplina, mas sim como uma dificuldade primária do aprendizado, pois a criança com o problema tem dificuldades para ler, escrever e soletrar", justifica Dione Hashioka, salientando que o problema é resultado de fator genético.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.