Sindicato ressalta importância ambiental do GLP

Imagem:
07/06/2010 - 16:44 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Elias Alves

O gerente-geral do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de GLP (Sindigás), Bichara Coaki Neto, ressaltou na tarde desta segunda-feira (07), durante audiência pública na Assembleia Legislativa, a importância ambiental do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

Segundo ele, felizmente, 95% dos brasileiros já utilizam o chamado gás de cozinha para preparar os alimentos, em vez de queimar lenha - o que gera gases tóxicos responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global, além de serem prejudiciais à saúde quando inalados.

Coaki Neto defendeu o projeto de lei nº 6.740/2010, do deputado federal Vander Loubet (PT-MS), que prevê a inclusão do GLP como item da cesta básica. "Tal como a água e a energia elétrica, o gás de cozinha também é um item de primeira necessidade e tem uma importância ambiental considerável", disse.

Conforme o Sindigás, há atualmente 99 milhões de botijões em circulação em todo o país e, a cada dia, são entregues um milhão e quinhentos mil botijões aos consumidores brasileiros. Os caminhões que transportam os botijões no Brasil percorrem diariamente uma distância equivalente a três voltas pelo planeta.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.