Kemp destaca pesquisa do Ipea na sessão plenária

Imagem: Deputado Pedro Kemp
Deputado Pedro Kemp
14/07/2010 - 12:23 Por: Juliana Turatti    Foto: Giuliano Lopes

O levantamento apresentado ontem, no Rio de Janeiro, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre o rendimento médio domiciliar per capita da população brasileira foi destacado pelo deputado Pedro Kemp (PT) ao fazer uso da tribuna, nesta quarta-feira.

Conforme o levantamento baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), entre 1995 e 2008 saíram da condição de pobreza absoluta 12,8 milhões de pessoas enquanto 12,1 milhões superaram a condição de pobreza extrema.

O parlamentar destacou que aqui em Mato Grosso do Sul no período de 1995 a 2008 a taxa da pobreza absoluta, que compreende os cidadãos que têm rendimentos até R$ 256,00 por mês, de 45,9% caiu para 26,8%. Já os números relativos da taxa da probreza extrema, que são os cidadãos que têm rendimentos de até R$ 127,00 por mês, caiu de 20,8% para 8,7%.

Mas, Kemp ressaltou também que de acordo com os dados levantados pela pesquisa, 130 mil sul-mato-grossenses sobrevivem com meio salário mínimo e que 580 mil não tem rendimentos definidos. "Estes números comprovam que os programas do Governo auxiliam no combate à probreza no país, mas que ainda temos muito a fazer para a melhoria da condição de vida da população" concluiu o deputado.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.