Escola do Legislativo: Novos projetos e desafios para 2011

Imagem: A professora Clarice Maciel Sousa Chaves assumiu a direção da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet.
A professora Clarice Maciel Sousa Chaves assumiu a direção da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet.
11/03/2011 - 11:45 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

A Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, sob a direção da professora Clarice Maciel Sousa Chaves, tem agora como principais desafios a construção de um novo espaço físico e a realização do 7º Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul.

Promover a capacitação dos parlamentares e dos servidores, com excelência e qualidade, visando dinamizar o funcionamento da Casa de Leis, é a missão da Escola do Legislativo. Para Clarice, a escola tem cumprido seu papel. “A escola tem solidificado seus objetivos e somos referência nacional entre as escolas legislativas”, afirma.

Entre os projetos definidos para 2011, está a construção de um espaço no anexo do Palácio Guaicurus. “Será um espaço para o desenvolvimento técnico e humanístico, através de cursos e capacitação dos servidores”, explica.

Clarice destaca ainda a realização do 7º Seminário de Vereadores, marcado para os dias 30 e 31 de março e 1º de abril, com a presença estimada de 723 vereadores.

“Teremos palestras com representantes do Senado, da Interlegis, do ILB (Instituto Legislativo Brasileiro),Cefor (Centro de Formação da Câmara dos Deputados), TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado) e do Tesouro Nacional. Além disso, os nossos deputados estaduais participarão ativamente dos debates sobre a projeção da Assembleia Legislativa e os projetos parlamentares”, informa.

Cursos – Em abril está previsto a realização de cursos de libras, português, inglês e espanhol. “No decorrer do ano, vamos selecionar professores e colaboradores para oferecer aos nossos servidores cursos básicos e intensivos”, avisa Clarice.

A Escola do Legislativo também é responsável pelo Parlamento Jovem, que tem como finalidade estimular a participação política da juventude e a reflexão do papel do Legislativo Estadual.

“O Parlamento Jovem, que foi coordenado brilhantemente pela Dra Marlene Figueira da Silva, é um dos projetos de iniciação política de um valor admirável na formação do jovem. O projeto deverá ser estendido aos pólos de Mato Grosso do Sul”, adianta.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.