Seminário avalia projetos de pesquisa para o SUS

Imagem: Seminário de avaliação de projetos que enfocam o SUS aconteceu no plenarinho Nelito Câmara.
Seminário de avaliação de projetos que enfocam o SUS aconteceu no plenarinho Nelito Câmara.
17/05/2011 - 08:54 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

Começou na manhã de hoje (17/5), no plenarinho Nelito Câmara da Assembleia Legislativa, o Seminário de Avaliação e Acompanhamento de Projetos de Pesquisa do Programa de Políticas Públicas para o SUS (Sistema Único de Saúde).

Os projetos são fruto da parceria da Fundect/MS (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) com o Ministério da Saúde, CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a Secretaria de Estado da Saúde.

São 21 projetos da área de saúde pública que serão apresentados por seus pesquisadores-coordenadores e avaliados por uma banca composta por consultores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Escola de Saúde Pública e da própria Fundect.

“Trata-se de uma avaliação parcial dos projetos que receberam recursos públicos para execução de pesquisas. Os pesquisadores irão informar o andamento dos projetos, destacando as questões técnicas, científicas e financeiras. Esses projetos são extremamente relevantes, pois definirão as diretrizes para a formulação de políticas públicas na área de saúde dentro do Estado”, explica o diretor-presidente da Fundect, Marcelo Augusto Santos Turine.

Pela manhã estão sendo avaliados os seguintes projetos:

- Infecções pelos Vírus das Hepatites B e C: Aspectos Epidemiológicos e Moleculares em profissionais do sexo de Campo Grande, Brasil Central. (Ana Rita Coimbra Motta de Castro - UFMS/Campo Grande)
- Prevalência da Infecção por Papilomavírus humano entre acadêmicas de instituições de ensino superior nos municípios de Campo Grande e Dourados, Mato Grosso do Sul. (Inês Aparecida Tozetti - UFMS/Campo Grande)

- História natural da tuberculose no município de Dourados. (Júlio Henrique Rosa Croda - UFGD/Dourados)

- Condições de risco relacionadas a doenças infecciosas no trabalho operacional de bombeiros de Campo Grande. (Luciana Contrera Moreno - UFMS/Campo Grande)

- Detecção do agente da febre maculosa brasileira em hospedeiros e vetores potenciais no Estado de Mato Grosso do Sul. (Maria de Fátima Cepa Matos - UFMS/Campo Grande)

- Práticas educativas em saúde na promoção do uso racional de medicamentos em pacientes hipertensos e diabéticos na rede básica de saúde. (Rogério Dias Renovato - UEMS/ Dourados)

- Staphylococcus aureus resistente à meticilina em superfícies de uma Unidade de Terapia Intensiva e sua relação com a limpeza ambiental. (Adriano Menis Ferreira - UFMS/Campo Grande)

A tarde, o seminário continua na sede da Fundect, localizada à rua São Paulo, 1.436, bairro Vila Célia.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.