Maioria é contra escolha dos ministros do STF pela Presidência

20/06/2011 - 15:44 Por: João Humberto   

Na semana passada foi postada no portal da Assembleia Legislativa uma enquete questionando se os leitores eram a favor da escolha dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) pelo Presidente da República. A maioria dos internautas (57%) é contra, enquanto 43% são favoráveis.

No dia 9 de junho, o deputado Marquinhos Trad (PMDB) ocupou a tribuna da Assembleia para defender a mudança na forma de escolha dos ministros do STF. Segundo o parlamentar, o mecanismo atual de escolha é lamentável.

O assunto veio à tona após o julgamento sobre a extradição de Cesare Battisti em que 5 dos 6 ministros que votaram contra a extradição são ligados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Quatro foram nomeados pelo próprio Lula e um pela atual presidente, Dilma Rousseff.

Nesta semana o portal quer saber: “Você é a favor da reserva para mulheres de 5% das vagas de emprego na construção de obras públicas realizadas pela administração estadual?”.

A deputada Mara Caseiro (PTdoB), 3ª vice-presidente da Casa, apresentou um projeto de lei na quarta-feira (15/6) estabelecendo a reserva de vagas de empregos para mulheres nas obras públicas.

“Apesar das conquistas, é necessário aumentar a oportunidade de emprego para as mulheres, ocupando-as também nas áreas onde o mercado de trabalho feminino é insignificante, como é o caso da construção civil”, afirma.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.