CPI das Construtoras analisa documentos e marca audiência

Imagem: Presidente da CPI das Construtoras, Maurício Picarelli (PMDB) contou que o esquema das empreiteiras será alvo de uma audiência pública
Presidente da CPI das Construtoras, Maurício Picarelli (PMDB) contou que o esquema das empreiteiras será alvo de uma audiência pública
30/09/2011 - 08:59 Por: Paulo Fernandes    Foto: Giuliano Lopes

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Construtoras está trabalhando a todo vapor. Técnicos foram indicados e começaram a analisar os documentos, que estão sendo entregues pelas empreiteiras a pedido da comissão. O prazo para as construtoras fornecerem as informações é de cinco dias.

Uma audiência pública já foi agendada. Ela será realizada na próxima quinta-feira (6/9), adiantou ao Portal ALMS o presidente da comissão, o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurício Picarelli (PMDB).

Um dia antes, os integrantes farão uma reunião interna. “Estamos no período de trabalho interno, mas vamos ter reuniões todas às quartas-feiras”, disse o presidente e propositor da CPI.

Picarelli esclareceu ainda que a comissão não teve baixas, apenas substituição de integrante. Na semana passada, a bancada do PT trocou o deputado Paulo Duarte por Cabo Almi na comissão.

Os outros titulares da CPI são Antônio Carlos Arroyo (PR), vice-presidente; Onevan de Matos (PSDB), relator; e Junior Mochi (PMDB), membro.

A CPI investiga o esquema de construtoras para fugir das obrigações trabalhistas. Ela surgiu de denúncias de trabalhadores que foram contratados e demitidos poucos dias depois.

Ela tem prazo de funcionamento de 120 dias, prorrogável por mais 60. A comissão possui poderes de investigação semelhantes aos das autoridades judiciais e pode intimar pessoas, além de exigir documentos e requisitar informações.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.