Audiência sobre a Lei Maria da Penha é o destaque da semana

Imagem: Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
27/04/2012 - 09:19 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

A realização da audiência pública “Aplicabilidade e Eficiência da Lei Maria da Penha”, com a participação do MPE (Ministério Público Estadual) e Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, é o destaque da agenda da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul para a semana de 30 de abril a 5 de maio de 2012.

As atividades começam na quarta-feira (2/5), quando o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) fará a entrega do Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense aos empresários Francisco Deusmar de Queirós e Katia Aparecida Locatelli de Souza. O evento terá início às 19h30, no plenário Júlio Maia.

Filho de Antônio Lisboa de Queirós e Maria Madalena de Queirós, Francisco Deusmar de Queirós nasceu no dia 27 de maio de 1947, na cidade de Amontada (CE). É casado com Maria Auricélia Alves de Queirós, com quem tem quatro filhos: Rosilândia, Carlos Henrique, Patriciana e Mário Henrique. Trabalhou em importantes empresas do país e, em 19 de maio de 1981, inaugurou sua primeira farmácia Pague Menos.

A rede de farmácias Pague Menos chegou em Mato Grosso do Sul em 2007. Atualmente, a rede emprega mais de 400 pessoas, contribuindo assim para a estabilidade de várias famílias sul-mato-grossenses e também para a economia do Estado.

Katia Aparecida Locatelli de Souza nasceu em 6 de outubro de 1972, em Xaxim (SC). É casada com Marcelo Pereira de Souza, com quem tem duas filhas: Jackeline de Souza Locatelli e Marcelle de Souza Locatelli. Proprietária de vários postos de combustíveis, emprega indiretamente 1.600 funcionários.

Audiência Pública - Por proposição da deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), a Casa de Leis realizará a audiência pública “Aplicabilidade e Eficiência da Lei Maria da Penha”, na quinta-feira (3/5), às 13h, no plenário Júlio Maia.

Mara Caseiro explica que a política de enfrentamento à violência contra as mulheres tem avançado desde a criação da Lei Maria da Penha, no entanto, aponta o aumento da rede de proteção como um dos desafios. Para ela, é preciso maior investimento em equipamentos, como delegacias especializadas e juizados especiais.

Um dos palestrantes será o professor Ricardo Souza Pereira, da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). Também foram convidados para debater o assunto os promotores de Justiça Sílvio Amaral Nogueira de Lima e Ana Lara Camargo de Castro, Carla Stephanini, que há pouco tempo respondia pela Subsecretaria da Mulher e Promoção da Cidadania, a delegada Rosely Molina, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Cristiane Duarte, e a coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Alelis Gomes.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.