Cavalo Pantaneiro passa a ser patrimônio cultural de MS

Imagem: Lei é de autoria do líder do governo na Assembleia, deputado Junior Mochi.
Lei é de autoria do líder do governo na Assembleia, deputado Junior Mochi.
19/06/2012 - 06:39 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

O governador André Puccinelli (PMDB) sancionou a lei 4.208, de autoria do deputado estadual Junior Mochi (PMDB), líder do governo na Assembleia Legislativa, que declara o Cavalo Pantaneiro como patrimônio histórico, cultural e genético do Estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com Junior Mochi, esta raça equina possui em sua formação mais de 350 anos de adaptação ao Pantanal, sofrendo uma longa seleção natural, onde somente os fortes sobrevivem.

“O Cavalo Pantaneiro carrega sobre suas patas séculos de nossa história e tradição. O objetivo dessa lei é reconhecer o Cavalo Pantaneiro como patrimônio histórico e cultural do Mato Grosso do Sul, zelando por sua preservação e contribuindo em sua divulgação, através de seus órgãos de cultura, turismo, produção e meio ambiente”, ressalta Mochi.

Carnaíba – Também foi sancionada a lei 4.207, do deputado Diogo Tita (PPS), que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado os festejos carnavalescos denominado “Carnaíba”, realizado anualmente, no município de Paranaíba.

"Carnaíba tornou-se uma Festa Momesca importante em toda região do bolsão e nas cidades paulistas vizinhas. Já são 14 anos ininterruptos e o Carnaíba é uma grande festa popular”, destaca Tita.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.