Jerson prestigia posse do presidente do TRT da 24ª Região

Imagem: Solenidade aconteceu no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.
Solenidade aconteceu no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.
03/12/2012 - 20:57 Por: Paulo Fernandes    Foto: Edemir Rodrigues

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB), prestigiou nesta noite de segunda-feira (3/11) as posses dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, no auditório Manoel de Barros do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

Foram empossados nos cargos de presidente e vice do TRT, os desembargadores Francisco Lima Filho e Nery Sá e Silva de Azambuja, respectivamente. “O Tribunal Regional do Trabalho já vem de uma condução bastante a contento e com o Dr. Francisco, tenho toda certeza que o tribunal vai continuar sendo uma instituição muito bem administrada”, afirmou Jerson.

O governador André Puccinelli também acredita que o novo presidente do TRT terá o mesmo equilíbrio do desembargador Marcio Vasques Thibau de Almeida, que se despede da direção do tribunal. “Espero o mesmo da administração passada, uma mediação boa, que não seja tudo ao empregado e nem tudo ao patrão”, disse o chefe do Executivo.

Francisco, que além de presidente exercerá o cargo de corregedor, disse que será um desafio e uma honra administrar o TRT no biênio 2012/2014. “Não existe maior honra do magistrado do que dirigir o seu tribunal”, destacou.

Na presidência do tribunal ele promete trabalhar mais pela conciliação do que pela sentença e implementar o processo judicial eletrônico nas 26 varas do trabalho até o fim de 2013. Hoje, o processo judicial eletrônico existe em apenas quatro cidades: Ponta Porã, São Gabriel do Oeste, Mundo Novo e Amambai. O desembargador explicou que com a digitalização de todo o processo, o tempo de sentença, que hoje é de 60 dias em média, será reduzido pela metade.

Natural de Luzilândia (PI), o desembargador Francisco tem 60 anos e um currículo invejável. Ele diplomou-se em Ciências Jurídicas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, em 1980; especializou-se em Direito Processual Civil pelas Faculdades Integradas de Dourados, em 1997; cursou Mestrado em Direito Constitucional pela UnB (Uiversidade de Brasília), em 2002; e concluiu o Mestrado em Direito Social, em 2006, pela Universidad Castillla-la Mancha, na Espanha. Ele também é doutorando em Direito Social na mesma universidade.

O novo presidente do TRT atuou por dez anos na advocacia e ingressou na carreira da magistratura trabalhista após aprovação em concurso público para o cargo de Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, tendo tomado posse e entrado em exercício em 1989. Optou pelo Tribunal da 24ª Região quando da sua instalação em 1993. Foi promovido, em setembro do mesmo ano, pelo critério de antiguidade, ao cargo de Juiz Titular da 2ª Vara do Trabalho de Dourados. Tomou posse como Desembargador Federal do Trabalho em 11 de abril de 2008.

Entre outras atividades, foi professor de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, no CEUB (Centro de Ensino Unificado de Brasília), em 1991; professor de Direito Civil na UEMS (Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul), de Direito Processual do Trabalho e Teoria Geral do Processo da Unigran - Centro de Ensino Universitário da Grande Dourados; da Escola da Magistratura do Trabalho da Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul - Unidade de Dourados; da Ematra (Escola da Magistratura do Trabalho de Mato Grosso do Sul) e professor de Direito Processual Civil da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Dourados.

O desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja, que assume a vice-presidência e a vice-corregedoria, quer dar a sua contribuição para o TRT. “Espero dar uma resposta aos conflitos de interesse entre o capital e o trabalho”, disse.

Natural de Campo Grande, com 53 anos, Nery possui graduação em Direito pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), antiga Fucmat, é advogado desde 1982 atuando com ênfase nas áreas Cível, Administrativa e Trabalhista. Ele é mestre em Direito Civil e Processo Civil.

A partir de 1985 iniciou sua carreira de assessor jurídico na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). É professor titular da UCDB, tendo ministrado as disciplinas de Processo Civil, Direito Civil, Direito Agrário, Filosofia do Direito e Ética.

Foi professor assistente da PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) ministrando a disciplina de Direito Processual Civil no bacharelado e na especialização. Também foi professor titular da Escola Superior da Magistratura e da Escola Superior do Ministério Público em Mato Grosso do Sul. Nery foi ainda eleito vice-presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados, seccional MS), na gestão de 1995/1997, sendo fundador da Escola Superior da Advocacia de Mato Grosso do Sul.

Em dezembro de 2005 passou a integrar os quadros da Procuradoria Federal de Mato Grosso do Sul, atuando como Procurador Federal nas mais diversas áreas do Direito, com grande destaque na área trabalhista. Em 13 de fevereiro de 2012 tomou posse como Desembargador Federal do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região.

Já o desembargador Marcio Vasques Thibau de Almeida deixa a presidência do TRT com o sentimento de dever cumprido. “Faltou tempo para concluir tudo o que eu desejava. Nossos sonhos são grandiosos, mas estou orgulhoso do que consegui fazer”, frisou.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.