Campanha Pacijus de Natal já atendeu mais de 5 mil crianças

Imagem: Campanha visa atender pedidos de crianças carentes a respeito de pedidos de presente no Natal.
Campanha visa atender pedidos de crianças carentes a respeito de pedidos de presente no Natal.
06/12/2012 - 15:53 Por: Talitha Moya    Foto: Divulgação/Pacijus

Desde que foi criada por servidores do TJ (Tribunal de Justiça) em 2009, a campanha de Natal Pacijus (Associação de Parceiros do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul para Ajuda à Criança e ao Idoso) já realizou o sonho de mais de cinco mil crianças e adolescentes. Neste ano, 1.193 terão um Natal mais feliz graças à solidariedade de padrinhos e madrinhas que abraçaram o projeto.

A iniciativa dos servidores tem o objetivo de apadrinhar crianças e adolescentes carentes assistidos por 37 entidades da Capital. Por meio do site do Tribunal de Justiça, no link Pacijus, é possível encontrar uma relação com informações sobre cada criança, a idade, a entidade que a atende e o presente que deseja ganhar. Em alguns casos, é possível visualizar uma fotografia da criança e a carta que ela escreveu para o Papai Noel.

De acordo com Marilza Moreno, vice-presidente do Pacijus, os pedidos de presentes são os mais variados e vão desde carrinhos e bonecas até bicicletas e tablets. “Alguns acham caro, mas é o sonho da criança que está em jogo. O padrinho poderá escolher aquela criança que está dentro da sua possibilidade de atender”, explica.

Desde que foi implantada, a campanha de arrecadação do TJ tem crescido a cada ano. O sucesso foi tão grande que organizadores tiveram que limitar o número de apadrinhamentos.

Admirador da campanha, o desembargador Vladimir Abreu da Silva, neste ano, apadrinhou uma menina que deseja ganhar um violino. “A música é uma arte muito elevada e fico feliz em dar um instrumento que será muito útil na vida dela para o desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual”, mencionou o magistrado.

Para Vladimir, a iniciativa fará toda a diferença na vida das crianças atendidas. “Quando presenteamos uma criança, temos a certeza que não vamos resolver todos os problemas sociais que ela enfrenta. Porém, acredito que essa ação vai despertar nela sentimentos e valores do bem, de que ela pode confiar no ser humano”, ressalta.

Uma das entidades inscritas na campanha é a Casa Peniel, que atende uma média de 65 crianças. Fundada há 19 anos, a instituição proporciona assistência sócioeducativa com atendimentos médicos e psicológicos. Segundo o coordenador da entidade, Fernando Loureiro, a mobilização dos servidores do judiciário e da sociedade em geral é um momento especial na vida das crianças. “É um Natal diferente que faz com que as crianças saibam que elas são verdadeiros presentes. Este projeto planta sementes que em médio e longo prazo trarão bons frutos na vida delas”, destaca.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.