Jerson Domingos recepciona Ministro da Pesca na Capital

Imagem: Ministro Marcelo Crivella foi recebido na Base Aérea pelo presidente da Assembleia, deputado Jerson Domingos.
Ministro Marcelo Crivella foi recebido na Base Aérea pelo presidente da Assembleia, deputado Jerson Domingos.
14/03/2013 - 11:24 Por: Diretoria de Comunicação Social - ALMS    Foto: Wagner Guimarães

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Jerson Domingos (PMDB), recepcionou na manhã desta quinta-feira (14/3) o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB), na Base Aérea de Campo Grande. O ministro está em MS para o lançamento do Plano Safra 2013/2014, assinatura de convênios e construção de parcerias para desenvolvimento da Pesca e Aquicultura no Estado. O evento acontece na Assembleia Legislativa.

Segundo o ministro Crivella, Mato Grosso do Sul foi escolhido para o lançamento do Plano Safra em razão das potencialidades aquíferas e as qualidades que o Estado oferece para a criação do pescado. “Mato Grosso do Sul tem uma riqueza extraordinária e não é só da qualidade da água estou falando. É um Estado que tem vocação para a produção de pesca. É incipiente, mas acredito que agora estamos no caminho certo”, explica.

Ele comenta ainda que o Estado foi escolhido em razão do trabalho forte da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado em projetos que ajudam a normatizar a pesca e a produção. “O trabalho dos parlamentares e a legislação forte que á produziram são um incentivo para que Mato Grosso do Sul dê o passo gigante que o Brasil necessita para se tornar um pais autossuficiente”, comenta o ministro.

O deputado Jerson Domingos disse que, com a vinda do ministro Crivella, o Estado conseguirá mais investimentos para o setor pesqueiro e despontará como um grande produtor no país. ”O trabalho conjunto entre o Governo do Estado, Ministério da Pesca e Assembleia Legislativa irá promover o desenvolvimento do Estado por meio de convênios, leis especificas e incentivos para a produção de pescado no Estado”, explica Jerson.

O Plano Safra da Pesca e Aquicultura é um programa inédito do governo federal que visa estimular a competitividade e o empreendedorismo no setor, tornando mais efetivas as políticas econômicas e sociais voltadas para a cadeia produtiva do pescado. Por meio de linhas de crédito que variam de R$ 2,5 mil a R$ 130 mil, financiadas pelo Banco do Brasil, pescadores e piscicultores poderão melhorar seus negócios ou mesmo adquirir barcos e motores com taxas de juros menores e prazos mais estendidos.

Durante o evento na Assembleia, serão assinados também convênios, termos de permissão de uso e acordos de cooperação entre o MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura), instituições governamentais e de pesquisas - ações que fazem parte do plano de desenvolvimento da Pesca e Aquicultura em Mato Grosso do Sul. Com o governo estadual serão assinados convênios com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e PMA (Polícia Militar Ambiental).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.