Visitas às reservas indígenas têm preocupado Marcio Monteiro

Imagem: Monteiro acredita que o que falta é uma atitude da União para garantir segurança jurídica ao setor produtivo.
Monteiro acredita que o que falta é uma atitude da União para garantir segurança jurídica ao setor produtivo.
30/04/2013 - 12:49 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Giuliano Lopes

O deputado estadual Marcio Monteiro (PSDB) ocupou a tribuna na sessão desta terça-feira (30/4) para falar sobre a preocupação com o processo de demarcação de terras indígenas, gerido pela Funai (Fundação Nacional do Índio) em Mato Grosso do Sul. Na tribuna, ele citou a visita misteriosa do rei da Noruega, Harald V, à reserva dos índios ianomâmis, em Roraima.

“Várias autoridades estrangeiras têm visitado as reservas indígenas do Brasil. Na última semana, o rei da Noruega esteve em várias tribos, inclusive as da Raposa Serra do Sol, em Roraima, ignorando o pedido do governo brasileiro em não fazer a visita. Quais as intenções internacionais pelas reservas estrangeiras? É no mínimo muito estranho”, indagou o parlamentar.

Para Marcio Monteiro, essa situação contribui ainda mais com a insegurança jurídica que os produtores têm vivido. “O que está faltando é uma atitude da União para garantir a segurança jurídica ao setor produtivo. Todos os produtores sul-mato-grossenses estão sendo vítimas desta insegurança e merecem respeito do governo federal”, concluiu.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.