Arroyo preside encontro de delegações internacionais da Unale

Imagem: Deputado Arroyo agora é o vice-presidente da Unale; Marlene Figueira, diretora de RH da Casa de Leis, também participou do evento.
Deputado Arroyo agora é o vice-presidente da Unale; Marlene Figueira, diretora de RH da Casa de Leis, também participou do evento.
27/05/2013 - 19:17 Por: Whelton Borges    Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco sediou entre os dias 21 e 24 de maio a XVII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais com o tema “Desafios para o futuro que queremos”, promovida pela Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais). Representando o Estado de Mato Grosso do Sul, participou o deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR), 1º secretário da Casa de Leis.

A CNLE (Conferência Nacional da Unale) é o maior encontro parlamentar da América Latina e se constitui em um grande fórum de discussões e troca de experiências que visa o aperfeiçoamento das ações do poder legislativo estadual tratando de temas relevantes no contexto nacional. Ao todo foram 17 eventos simultâneos de entidades legislativas de todo o Brasil.

Dentre os eventos, o deputado Arroyo presidiu o encontro de delegações internacionais que reuniu cerca de dez países representados por parlamentares e assessores e que contou com umas das palestras mais esperadas da conferência, ministrada pelo sueco Per Karlsson, gerente de pesquisa e desenvolvimento da empresa sueca Boras Energia e Meio Ambiente. Ele falou sobre a parceria entre o Brasil e a Suécia através do acordo de cooperação com o Projeto Vinnova, que estabelece parceria com universidades brasileiras como a USP (Universidade de São Paulo) e FURB (Universidade Regional de Blumenau), para a realização de pesquisas e estudos sobre resíduos no Brasil.

Conforme Arroyo, a parceria Brasil e Suécia procura soluções para a destinação do lixo brasileiro e sua reutilização, já que 60% do lixo é orgânico e pode ser reciclado para a fabricação de biogás e energia. “Tivemos um debate com muita propriedade e conhecimento sobre o consumo sustentável e gestão de resíduos”, ponderou o deputado.

Além disso, o deputado Arroyo ainda participou de outros debates como: O equilíbrio federativo e desenvolvimento sustentável; Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas; Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal; Parlamento Sul; União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul e, foi eleito, vice-presidente da Unale.

Reconhecimento - A diretora-geral de Recursos Humanos da Casa de Leis, Marlene Figueira da Silva, que durante sete anos esteve à frente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, recebeu durante a conferência o certificado “Amigos da Abel”. Ela foi uma das fundadoras da Abel (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e Contas). Além disso, foi pioneira na criação do Seminário para Vereadores no Legislativo Estadual sul-mato-grossense, servindo de modelo para outros Estados e, coordenou o Programa Parlamento Jovem. Ela estava acompanhada no ato, pelo deputado Arroyo.

Atualmente o Parlamento Jovem ganha destaque nacional por sua eficácia no Legislativo de Mato Grosso do Sul. Ele foi criado pela Resolução 026/2005, de autoria do deputado Antônio Carlos Arroyo, e tem como objetivo formar e promover a consciência política e a liderança de jovens e adolescentes. Permite a participação efetiva dos alunos do 1ª e 2º anos do ensino médio nas atividades da Assembleia Legislativa. Em sua terceira edição, o Parlamento Jovem reuniu alunos de escolas estaduais e particulares de Campo Grande.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.