É lei: gratuidade na emissão da 1ª via da identidade em MS

Imagem: Lei de autoria do Poder Executivo foi encaminhada para análise dos deputados no início desta semana.
Lei de autoria do Poder Executivo foi encaminhada para análise dos deputados no início desta semana.
18/07/2013 - 15:00 Por: João Humberto    Foto: Giuliano Lopes

O governador André Puccinelli sancionou nesta quinta-feira (18/7) a lei 4.391, de 17 de julho deste ano, que garante a gratuidade da primeira emissão da carteira de identidade em Mato Grosso do Sul. A proposta do Poder Executivo chegou à Casa de Leis na terça-feira (16), recebeu parecer favorável da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) no mesmo dia e no dia seguinte foi aprovada em 1ª e 2ª discussões e votações.

Conforme o Executivo, a medida atende a imposição da lei federal 7.116, de 29 de agosto de 1983, que assegura validade nacional às carteiras de identidade e regula sua expedição. No terceiro parágrafo do segundo artigo consta que é gratuita a primeira emissão do documento, de acordo com a inclusão da lei 12.687, de 18 de julho de 2012.

Puccinelli explica que após exaustivas reuniões realizadas entre os secretários de Estado de Justiça e Segurança Pública (Wantuir Jacini) e de Governo (Simone Tebet), com a interveniência da Defensoria Pública, ficou decidido que Mato Grosso do Sul dará efetividade à gratuidade da carteira arcando com os custos dessa renúncia de receita.

Atualmente, as pessoas que solicitam a emissão da primeira via da identidade em Mato Grosso do Sul têm que desembolsar R$ 26,65, de acordo com o Instituto de Identificação, órgão ligado à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.