Lei garante formação de motoristas melhores capacitados em MS

Imagem: Legislação vigente em MS regulamenta a atividade de centros de formação de condutores.
Legislação vigente em MS regulamenta a atividade de centros de formação de condutores.
04/10/2013 - 17:16 Por: Nathália Barros    Foto: Divulgação

Josiane Lopes, 35, está prestes a conquistar um dos maiores sonhos. Em breve, a mulher que se dedica à profissão de empregada doméstica se tornará uma condutora.

Esta não é a primeira vez que ela tenta realizar o desejo. “Em 2007 juntei um dinheirinho para fazer aulas, mas não consegui aprender muita coisa. O carro era pesado, o instrutor despreparado. Enfim, quando fui fazer a prova do Detran [Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul], me dei mal”, lembra Josiane.

Passados seis anos da tentativa para conseguir a tão sonhada carteira de motorista, Josiane decidiu enfrentar a frustração e voltar a ter aulas de direção. “Minha prova está marcada para acontecer em novembro e eu me sinto muito mais preparada. Não sei se é por causa do profissionalismo do instrutor ou pela qualidade dos carros, mas sinto que desta vez vai dar tudo certo”, afirma.

Para o presidente do Sindcfc/MS (Sindicato de Centros de Formação de Condutores de Mato Grosso do Sul), Wagner Prado, há uma explicação para a autoconfiança de Josiane ter aumentado: a regulamentação da atividade de centros de formação de condutores.

A lei 3.497, de 13 de fevereiro de 2008, de autoria do deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), impõe às empresas do segmento o respeito às normas expedidas pelos órgãos de trânsito nacionais e a regulamentação dos órgãos de trânsito estaduais.

“Com a legislação, a concorrência ficou mais justa. Os empresários do setor passaram a ter condições de investir em capacitação para os profissionais e em estrutura para os alunos”, defende Wagner, esclarecendo que grande parte das autoescolas passou a adquirir carros mais confortáveis, com ar condicionado e direção hidráulica.

De acordo com a legislação em vigência, só estão autorizados a funcionar os centros de formação de condutores que estiverem devidamente credenciados pelos órgãos estaduais de trânsito, por meio de ato autorizativo materializado mediante alvará de funcionamento.

Atualmente, 215 centros de formação de condutores estão habilitados para capacitar novos motoristas. Só na Capital são 48.

Conforme Trad, a medida promove um trânsito mais seguro. “Com instrutores e professores mais capacitados, os novos condutores tendem a ser mais conscientes”, pontua.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.