Audiência discutirá segurança dos profissionais da Comunicação

Imagem: Deputado Picarelli é o proponente da audiência pública.
Deputado Picarelli é o proponente da audiência pública.
06/11/2013 - 08:53 Por: Janaina Garcia    Foto: Giuliano Lopes

Diante do cenário de crescente impunidade e violência contra os profissionais da Comunicação em Mato Grosso do Sul e nas regiões fronteiriças, será realizada nesta sexta-feira (8/11), às 14h, no plenário Júlio Maia, audiência pública para apurar denúncias e propor medidas de repressão à violência praticada contra esses profissionais no exercício da função. A proposição foi apresentada pelo vice-presidente da Casa, deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), que atua como jornalista e radialista há mais de 31 anos no Estado.

Com o tema “Direitos Humanos e a proteção dos profissionais da comunicação”, o debate será conduzido pelo CDDH (Centro de Defesa dos Humanos) e pelo Grupo de Trabalho “Direitos Humanos dos Profissionais de Comunicação no Brasil” - órgão colegiado pertencente à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, cuja principal atribuição consiste no recebimento de denúncias e na investigação em conjunto com autoridades locais competentes, de informações sobre casos de violação de direitos humanos perpetrados no Estado Brasileiro.

Na ocasião, serão coletados depoimentos de profissionais que residem e trabalham em Mato Grosso do Sul e que se encontram em situação de risco, para que sejam adotadas medidas que visem o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas para esse segmento e a sua segurança no exercício de sua profissão. De acordo com Picarelli, o evento será um espaço de denúncias e encaminhamento de ações em defesa da categoria. “Vamos analisar o cenário atual e propor ações que possam atuar na prevenção da violência contra esses profissionais e também na luta contra a impunidade”.

Estarão presentes na audiência o presidente do CDDH, Tarciso Dal Maso Jardim; o secretário de Direitos Humanos da Presidência da República, Bruno Gomes Monteiro; a secretária de Comunicação Social da Presidência da República, Márcia Brandão Raposo; o secretário Geral da Presidência da República Sérgio de Carvalho Alli; o representante do Ministério da Justiça, delegado Júlio Cesar Fernandes dos Santos; o titular do Ministério das Comunicações, James Marlon Azevedo; o presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) , Tarcisio Holanda; a presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Maria José Braga; o presidente da Federação dos Radialistas, José Antonio, e o representante do Sindicato dos Radialistas de MS, Ricardo Ortiz.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.