Kemp cobra auxílio à criança que precisa de assistência a cada 3 horas

Imagem: Parlamentar quer que prefeitura disponibilize profissional para trocar sonda de menino em posto próximo à escola onde estuda
Parlamentar quer que prefeitura disponibilize profissional para trocar sonda de menino em posto próximo à escola onde estuda
19/03/2015 - 12:09 Por: Karine Cortez    Foto: Roberto Higa

O deputado estadual Pedro Kemp, líder do PT, usou a tribuna, na manhã desta quinta-feira (19/3), para cobrar da prefeitura de Campo Grande atitude com relação ao pequeno Gustavo Pinheiro, 4 anos, que necessita de três em três horas da troca de uma sonda utilizada na bexiga. O parlamentar pede que o posto de saúde, situado nas proximidades da Escola Municipal Doutor Eduardo Olímpio Machado, onde ele estuda, disponibilize profissional para fazer a troca.

Sem sucesso, a mãe do menino, Ivanilde Pinheiro, 42 anos, tenta ajuda da prefeitura há um ano. No entanto, a criança que antes ficava no Ceinf (Centro de Educação Infantil) Menino Jesus da Praga, no bairro Coophavila II, e hoje se encontra no ensino fundamental da Escola Eduardo Olímpio Machado, no Jardim Ouro Verde, está com o estudo prejudicado, pois sua frequência tem sido condicionada à disponibilidade de alguém para realizar a troca das sondas seguindo prescrição médica.

No ano passado, segundo Ivanilde, a direção do Ceinf chegou a solicitar a ida de um técnico em enfermagem da Unidade de Saúde 24 horas situada ao lado, mas teve o pedido negado com a justificativa de que o profissional não poderia se ausentar do local. Agora, o problema persiste e está prejudicando o ensino uma vez que a criança está em fase de alfabetização. “O posto de saúde fica a menos de cinco minutos a pé da escola. Estou desesperada, sou mãe solteira, preciso trabalhar e a vida do meu filho depende da troca dessa sonda no tempo certo para evitar infecção”, desabafou.

Segundo Kemp, a omissão da prefeitura da Capital fere o artigo 214 da Constituição Federal. “No tocante ao direito de acesso à educação, o artigo 214 da Constituição afirma que as ações do Poder Público devem conduzir à universalização do atendimento escolar. No caso aqui relatado, a troca regular da sonda vem interferindo na permanência escolar da criança. Ela tem direito à assistência”, disse.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.