Deputados enaltecem trabalho dos Bombeiros pelo alcance social

Imagem: Durante solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, Junior Mochi disse que ALMS tem missão de estreitar parceria
Durante solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, Junior Mochi disse que ALMS tem missão de estreitar parceria
02/07/2015 - 15:10 Por: Diretoria de Comunicação Social - ALMS    Foto: Rachid Waqued

O CBMMS (Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul) comemorou, nesta quinta-feira (2/7), o Dia Nacional do Bombeiro. Durante a solenidade, autoridades civis foram agraciadas com a medalha Imperador Dom Pedro II. O deputado Junior Mochi (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa, parabenizou a corporação pela confiança conquistada junto à sociedade. “Esse ato de hoje é muito importante para o fortalecimento da instituição, que tanto no Estado, quanto no Brasil, tem uma extraordinária credibilidade, devido ao trabalho e dedicação de seus membros. Reconhecemos a satisfação da população em cada local em que há presença do Corpo de Bombeiros. O Parlamento tem a missão de estreitar a parceria com os Bombeiros, construindo a ponte entre os Poderes constituídos para que vocês tenham a instituição que vocês sonham e, sobretudo, merecem”, ressaltou Mochi.

O deputado Paulo Corrêa (PR) acrescentou que o Corpo de Bombeiros atende a população quando ela mais precisa. "Acidentes domésticos, ataques, mordidas de animais, acidentes de trânsito e incêndios. Nesses momentos, as pessoas se lembram, em primeiro lugar, da instituição escalada para atender esse tipo de incidência. É importantíssimo comemorar o Dia Nacional do Bombeiro, em função do respeito que temos pelo trabalho realizado por eles em prol de toda a sociedade”, frisou Corrêa.

Com o lema “Vidas alheias e riquezas salvar!”, os Bombeiros dispõem de efetivo de mais de 1.400 homens e mulheres, entre oficiais e praças, para desempenhar missões diárias de salvamento, prestação de auxílio, antedimento pré-hospitalar, combate a incêndios e orientações à comunidade. Eles também realizam vistorias técnicas exigidas em lei. A maior demanda tem sido os acidentes de trânsito, que ocupam 70% dos atendimentos. No período da estiagem, que vai de julho a setembro, há um grupo efetivo especial que cuida das queimadas.

O coronel Esli Ricardo de Lima, comandante Geral do CBMMS, afirmou que “ser bombeiro é doar sua vida para salvar a vida de outro, e, para isso, é preciso coragem para ir aonde ninguém quer ir. Vivemos hoje um momento singular onde deixamos para trás barreiras, superamos obstáculos e conquistamos objetivos, pela técnica, disciplina e respeito da Corporação. O importante, nesse momento de mudança, é a crença na missão e o atendimento ao próximo, temos aqui a presença de todos que farão parte desse avanço. Somos a marca da humanização e temos a confiança da sociedade”.

A medalha Imperador Dom Pedro II, maior honraria concedida pelo Corpo de Bombeiros, em reconhecimento à conduta e serviços prestados ao Estado, foi entregue, nesta quinta-feira, a autoridades civis e militares. Entre os homenageados, estava o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Ele congratulou os 161 anos de existência da instituição e firmou o compromisso de "melhorar, no que for possível, o trabalho dos Bombeiros do Estado”. Também foi concedida a medalha do Serviço Bombeiro Militar. O Dia Nacional do Bombeiro foi criado no Brasil em 1954, por Decreto Federal, do então presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de reconhecer e valorizar a profissão. O número para acesso ao Corpo de Bombeiros é 193.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.