Deputados enaltecem trabalho dos Bombeiros pelo alcance social
Durante solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, Junior Mochi disse que ALMS tem missão de estreitar parceria
02/07/2015 - 15:10
Por: Diretoria de Comunicação Social - ALMS
Foto: Rachid Waqued
O deputado Paulo Corrêa (PR) acrescentou que o Corpo de Bombeiros atende a população quando ela mais precisa. "Acidentes domésticos, ataques, mordidas de animais, acidentes de trânsito e incêndios. Nesses momentos, as pessoas se lembram, em primeiro lugar, da instituição escalada para atender esse tipo de incidência. É importantíssimo comemorar o Dia Nacional do Bombeiro, em função do respeito que temos pelo trabalho realizado por eles em prol de toda a sociedade”, frisou Corrêa.
Com o lema “Vidas alheias e riquezas salvar!”, os Bombeiros dispõem de efetivo de mais de 1.400 homens e mulheres, entre oficiais e praças, para desempenhar missões diárias de salvamento, prestação de auxílio, antedimento pré-hospitalar, combate a incêndios e orientações à comunidade. Eles também realizam vistorias técnicas exigidas em lei. A maior demanda tem sido os acidentes de trânsito, que ocupam 70% dos atendimentos. No período da estiagem, que vai de julho a setembro, há um grupo efetivo especial que cuida das queimadas.
O coronel Esli Ricardo de Lima, comandante Geral do CBMMS, afirmou que “ser bombeiro é doar sua vida para salvar a vida de outro, e, para isso, é preciso coragem para ir aonde ninguém quer ir. Vivemos hoje um momento singular onde deixamos para trás barreiras, superamos obstáculos e conquistamos objetivos, pela técnica, disciplina e respeito da Corporação. O importante, nesse momento de mudança, é a crença na missão e o atendimento ao próximo, temos aqui a presença de todos que farão parte desse avanço. Somos a marca da humanização e temos a confiança da sociedade”.
A medalha Imperador Dom Pedro II, maior honraria concedida pelo Corpo de Bombeiros, em reconhecimento à conduta e serviços prestados ao Estado, foi entregue, nesta quinta-feira, a autoridades civis e militares. Entre os homenageados, estava o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Ele congratulou os 161 anos de existência da instituição e firmou o compromisso de "melhorar, no que for possível, o trabalho dos Bombeiros do Estado”. Também foi concedida a medalha do Serviço Bombeiro Militar. O Dia Nacional do Bombeiro foi criado no Brasil em 1954, por Decreto Federal, do então presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de reconhecer e valorizar a profissão. O número para acesso ao Corpo de Bombeiros é 193.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.