Assembleia Legislativa participa de Fórum do Brasil Central no TO

Imagem: O primeiro vice-presidente da ALMS, Onevan de Matos representou a Casa de MS
O primeiro vice-presidente da ALMS, Onevan de Matos representou a Casa de MS
11/09/2015 - 16:31 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Clayton Cristos /ALTO

Governadores e representantes dos Legislativos estaduais da região central do Brasil se reuniram no Palácio Araguaia, em Palmas (TO), nesta sexta-feira (11/9), para debater assuntos comuns aos estados, definir um protocolo de intenções e diretrizes de funcionamento do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central.

Representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Onevan de Matos (PSDB) lembrou que a união dos estados envolvidos no Fórum é um exemplo a ser seguido pelo restante do país. “Tenho certeza que o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, que nunca se separaram, vão continuar juntos com os demais estados. As Assembleias, não tenho dúvida, estarão dispostas a colaborar, participando, discutindo e aprovando os projetos e mensagens encaminhados”, destacou.

O 3º Fórum de Governadores do Brasil Central teve como objetivo fortalecer as alianças entre os gestores e fomentar ações conjuntas que gerem desenvolvimento econômico nos estados. O evento foi presidido pelo governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e contou com a participação dos chefes do Executivo de Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Rondônia. “Juntos, vamos promover mudanças consideráveis no cenário econômico dos estados envolvidos, discutindo assuntos que nos são comuns, em busca de soluções conjuntas e viáveis”, disse o governador Marcelo Miranda. Segundo ele, as primeiras demandas são relacionadas ao desenvolvimento nos setores de empreendedorismo, inovação tecnológica e em políticas para a educação.



A criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, com sede em Brasília, permite a execução de políticas públicas, além de reunir recursos dos estados membros, captar recursos e fortalecer a atuação política do Centro-Oeste. Já o protocolo de intenções, especifica a base e a formatação do consórcio, além de definir como, onde e quais os projetos a serem executados. O documento será enviado para apreciação dos Legislativos.  O bloco surgiu depois de reuniões dos governadores com o ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, que sugeriu a criação de um grupo no Centro-Oeste. Os estados que compõem o Fórum respondem por 25% do território nacional, 45% da produção bovina do País e 26% de toda a produção agropecuária. As ações conjuntas deverão priorizar as potencialidades de cada estado.



* Com informações da assessoria de imprensa do Governo do Tocantins.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.