João Grandão revela situação precária em escola de Batayporã

Imagem: Deputado solicitou a reforma geral da escola  a escola que só passou por reparos em 1996
Deputado solicitou a reforma geral da escola a escola que só passou por reparos em 1996
01/10/2015 - 15:16 Por: Daniel Machado e Adriano Furtado    Foto: Victor Chileno

O deputado João Grandão (PT) ocupou a tribuna da Casa de Leis nesta quinta-feira (1/10) para denunciar a situação precária enfrentada pelos educadores e estudantes da Escola Estadual Braz Sinigáglia, no município de Batayporã, a 313 quilômetros de Campo Grande.

Um vídeo gravado pela equipe do parlamentar e exibido durante a Sessão Ordinária revelou que em dias de chuva as goteiras tomam conta da sala de aula e é preciso apagar as luzes para não expor os alunos a um curto-circuito. Nos dias de sol, o calor é insuportável e a biblioteca, que deveria ter sido entregue há sete anos, não foi construída.

Inaugurada em 1965, a escola só passou por reforma em 1996 e uma pintura em 2000. Ainda nesta quinta-feira, o deputado apresentou indicação à Mesa Diretora solicitando a reforma geral do prédio. A indicação foi entregue com cópias ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), à secretária de educação, Maria Cecília Amêndola da Motta e ao senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e solicita também a conclusão da quadra poliesportiva e a construção de uma biblioteca.

Grandão visitou as instalações da escola, ouviu as demandas e reclamações dos professores e alunos e, segundo ele, se deparou com uma situação tão precária que talvez a reforma se torne inviável, tornando-se mais exequível a construção de um novo prédio.

Segundo a coordenadora pedagógica, Gláucia Patrícia, o que falta em estrutura é compensado em material humano. Segundo ela, apesar da precariedade das instalações, a Braz Sinigáglia alcançou níveis superiores à média do Estado no Sistema de Avaliação da Educação da Rede Pública de Mato Grosso do Sul (SAEMS) de 2013 em todas as turmas do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.