Personalidades que lutam contra discriminação podem receber Comenda

Imagem: Proposição é do deputado Amarildo Cruz
Proposição é do deputado Amarildo Cruz
28/10/2015 - 14:43 Por: Fernanda Kintschner    Foto: Victor Chileno

Foi apresentado nesta quarta-feira (28/10) o Projeto de Resolução 83/2015, que institui a Comenda do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares, que poderá ser concedida às pessoas físicas ou jurídicas que tenham efetiva atuação no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial no Estado.

O projeto é de autoria do deputado Amarildo Cruz (PT) e visa modificar a homenagem de mesmo nome que já existe pela Resolução 36/2009 como Medalha, para Comenda. Com a nova proposta também fica definido que cada parlamentar poderá indicar até um nome ou entidade para o recebimento da honraria.

Resistência Negra

Segundo o site do Governo Federal sobre Palmares, http://www.palmares.gov.br, Zumbi dos Palmares nasceu em 1655, no estado de Alagoas e tornou-se ícone da resistência negra à escravidão quando liderou o Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas no Brasil Colonial, localizado na região da Serra da Barriga, atualmente município alagoano de União dos Palmares.

Embora tenha nascido livre, Zumbi foi capturado aos sete anos de idade e entregue a um padre católico, do qual recebeu o batismo e foi nomeado Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre nas celebrações de missas. Porém, aos 15 anos, voltou a viver no quilombo, pelo qual lutou até a morte, em 1695.

Zumbi é considerado um dos grandes líderes da história brasileira e lutou também pela liberdade de culto religioso e pela prática da cultura africana no País. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.