Deputado propõe plano de utilização do Parque das Nações Indígenas

Imagem: Para Corrêa, os parques merecem atenção diferenciada
Para Corrêa, os parques merecem atenção diferenciada
03/03/2016 - 12:40 Por: Fabiana Silvestre    Foto: Victor Chileno

O deputado estadual Paulo Corrêa (PR) propôs nesta quinta-feira (3/3) a elaboração de um plano de utilização do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, que discipline diversos assuntos, como a criação de estacionamento regulamentado, sinalização e ampliação de ciclovias e a permissão para que usuários do parque possam levar cães para passear, com coleira e focinheira.

“Temos vários temas que precisam ser debatidos, como uma proposta de ampliar o Museu do Índio, e como será a utilização do Aquário do Pantanal?”, questionou o deputado, durante a sessão plenária. Segundo Corrêa, a preservação ambiental deve ser prioridade no parque. “Temos que ver as barragens, onde há sedimentos, e também há a população de capivaras, que é impressionante [pela quantidade] e precisa ter controle”, analisou. Ele propôs a realização de audiência pública para debater os assuntos e também disciplinar a utilização do Parque dos Poderes, por parte dos praticantes de esportes.

O deputado José Carlos Barbosinha (PSB) lembrou que o Parque das Nações é um dos principais cartões postais da cidade. Segundo ele, o estacionamento de veículos nas entradas do local deve ser regulamentado. Já o deputado Beto Pereira (PSDB), autor da lei 4.682/2015, que instituiu o Projeto Amigos do Parque, disse que aguarda o cumprimento da legislação por parte do Governo do Estado. “Os técnicos do governo estão estudando formas de se adequar”, disse. A lei de Beto prevê a implantação de ciclofaixas e a interdição de uma via durante finais de semana e feriados, para prática de atividades físicas, como caminhada, ciclismo, recreação e contato com a natureza. A pista interditada será aquela que margeia a reserva do Parque Estadual do Prosa.

Aos sábados, domingos e feriados, o horário de tráfego em via exclusiva será das 7h às 19h, compreendendo o acesso da Avenida Desembargador Nunes da Cunha e da Avenida do Poeta, com proibição de trânsito de veículos automotores. A interdição não comprometerá a entrada e saída de veículos dos órgãos públicos e prédios residenciais localizados na região do Parque dos Poderes. Com relação ao Parque das Nações, Beto defendeu que seja realizada licitação para a implantação de lanchonetes dentro do local, entre outras mudanças. “Acho importante que a Assembleia Legislativa seja protagonista nesta discussão”, finalizou.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.