Sindicato denuncia sucateamento da empresa de energia elétrica de MS

Imagem: Na tribuna, o presidente do Sinergia apresentou várias denúncias contra a Energisa
Na tribuna, o presidente do Sinergia apresentou várias denúncias contra a Energisa
26/04/2016 - 12:44 Por: Heloíse Gimenes    Foto: Victor Chileno

O presidente do Sindicato dos Eletricitários de Mato Grosso do Sul (Sinergia/MS), Elvio Vargas, denunciou que o Grupo Energisa está sucateando a empresa de energia elétrica do Estado. Na tribuna, ele sugeriu que os deputados realizem uma audiência pública para discutir o assunto com funcionários e a concessionária.

De acordo com Elvio, a Energisa divulgou o relatório contábil-financeiro do período 2014/2015, no qual consta o lucro líquido de R$ 109 milhões, o que se refere a um aumento de 228% comparado ao ano anterior. “Houve lucro, mas a qualidade nos serviços prestados caiu. Mais de 270 trabalhadores foram demitidos, sendo substituídos por pessoas sem qualificação, com salário bem inferior”, disse.

Elvio informou que as cobranças estão sendo realizadas por todos os funcionários. “Para se ter uma ideia, o trabalho que deveria estar sendo feito pelo setor de cobrança fica a cargo de todos os contratados, desde secretária a advogado”. Ainda segundo o sindicalista, a péssima qualidade prestada pela empresa pode ser comprovada pela Superintendência de Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso (Procon). “Em 2010, foram o total de 310 ocorrências contra a empresa. Neste primeiro trimestre de 2016 já somam mais de 830 reclamações”.

A terceirização ilícita também foi denunciada pelo Sinergia. “Terceirizações estão sendo realizadas por empresas do próprio grupo, tendo contratos assinados por valores de quatro a sete vezes maiores. Estão sucateando a empresa de energia elétrica de Mato Grosso do Sul e não vamos ficar assistindo de longe”, afirmou. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.